Governo empossa novos membros do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

A governadora Fátima Bezerra empossou nesta segunda-feira (30) os novos integrantes do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) para o biênio 2025/2027. 

O Consea é uma instância consultiva e deliberativa que tem o objetivo de assessorar o Governo do Estado na formulação, implementação e monitoramento da política estadual de segurança alimentar e nutricional. É composto por 27 membros, sendo nove titulares de órgãos públicos e 17 da sociedade civil.

O Conselho contribui para a construção de políticas públicas mais eficazes e assegura a participação social e o diálogo entre governo e sociedade, visando o combate à fome e garantir o direito à alimentação adequada. É composto por 27 membros, sendo nove titulares de órgãos públicos e 18 da sociedade civil.
“É com muita alegria que damos posse aos novos membros do Consea, instância de participação social importante para desburocratizar e simplificar o combate à fome e garantir a adesão dos municípios. E isto é um desafio que estamos enfrentando. Por parte do Governo do RN, mantemos 134 restaurantes populares com investimento de R$ 54,5 milhões/ano. Temos o Programa do Leite Potiguar – que atende 76 mil famílias ao custo de R$ 81 milhões, a sopa e o café cidadão, o banco de alimentos, o Pecafes, o PAA para indígenas e quilombolas. Tudo isso é um grande esforço que fazemos para enfrentar a fome e a desnutrição, mas precisamos da adesão dos municípios e esta deve ser uma das principais metas para a nova composição do Conselho”, considerou a governadora Fátima Bezerra.

Confirmando a importância do combate à fome, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Motta, afirmou que “nutrição é fundamental para melhorar as condições de saúde da população e isso deve ser apoiado por políticas públicas, como estamos fazendo no RN e no plano federal”.

A titular da SETHAS, Íris Oliveira lembrou que a atual gestão do Governo do Estado determinou continuidade do Consea quando houve descontinuidade na gestão anterior do Governo Federal. “Isto mostra o compromisso que se traduz em ações e apoio no âmbito da SETHAS, da Emater e outros órgãos. Além disso realizamos as conferências estaduais e estamos mobilizando os municípios oferecendo apoio à adesão”. O arcebispo emérito de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, parabenizou as iniciativas do Consea “até por que a questão da fome ainda é grande desafio não só local, mas mundial”.

O ato de nomeação dos novos conselheiros contou ainda com a participação dos secretários de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha, secretários adjunto do Gabinete Civil, Ivanilson Maia, da Sape, Marcelo Junior, diretor da Ceasa, Matheus Galvão, diretor presidente da Emater, Franki Souza, presidente da Femurn, Babá Ferreira, representantes da Ufrn, Uern, Ministério Público do RN, Conab, Incra, Associação Brasileira de Carreira Jurídica, Acc, Colônia pesca de Natal, Diaconia, Fetarn, Associação Sertão Verde, Instituto Ancestral de Mulheres, Diaconia, Pastoral da criança, Adese, comunidade do Amarelão, Associações comunitárias, indígenas e quilombolas.Foto:Raiane Miranda

Comentários