Futsal, vôlei, basquete e treino funcional são algumas das modalidades esportivas que estão sendo oferecidas aos adolescentes em privação de liberdade nas unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase/RN) em Mossoró.
O projeto é viabilizado com a participação de profissional de educação física e estagiários da área, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude de Mossoró (Semej).
As três unidades de Mossoró receberam a equipe da secretaria e iniciaram as atividades. Os adolescentes optaram pelo futsal para a aula inaugural realizada, na unidade de internação Case Mossoró e na unidade de internação provisória Casep Oeste, no dia 13 de agosto, e no Casemi Santa Delmira, na quinta-feira (22). As aulas serão quinzenais.
A coordenadora de programas e projetos da juventude da Semej, Beatriz Moura, comemorou o engajamento dos adolescentes: “foi maravilhoso, todos participaram”. “A primeira vez que fomos, uma nova experiência, me emocionou muito e fiquei bem impactada”, completou.
A prática de esportes contribui para a saúde física e mental dos jovens, além de proporcionar um ambiente favorável ao desenvolvimento de habilidades sociais e respeito mútuo, preparando-os para uma vida mais saudável e produtiva após o cumprimento da medida socioeducativa.
“Trata-se de uma importante estratégia para a reintegração social, oferecendo aos jovens a oportunidade de participarem de práticas esportivas orientadas por profissionais de educação física. Essa parceria reflete o compromisso com a transformação e o bem-estar deles, oferecendo-lhes uma nova perspectiva de vida e incentivando a construção de um futuro mais promissor.”, argumentou o gerente do Case, Paulo Gutemberg.
“As atividades físicas e os esportes são consideradas umas das medidas mais eficientes para readaptação de um socioeducando, quanto a sua disciplina, respeito, compromisso, dentre outros. O esporte, quando inserido na vida desses adolescentes e jovens, finda como grande importância, para o ensinamento da convivência em sociedade, as regras a serem seguidas, a coletividade e a disciplina, preparando-os para a fase adulta e antecedendo regras que terão que seguir em eventos futuros”, complementou a gerente da unidade Casemi Santa Delmira, Priscila Verena.Foto:Divulgação
Comentários
Postar um comentário
Os comentários deste blog estão sujeitos a moderação e não serão publicados: comentário com ofensa pessoal, racismo, bullying ou desrespeito a opinião dos outros e/ou ofensas a outros comentários,e não representam a opinião deste blog.