O lançamento do programa “Juventude no Controle” em parceria com a Controladoria-Geral do Estado do RN (CONTROL), Secretaria do Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) e a Controladoria-Geral da União (Regional RN), aconteceu nesta quarta-feira (12) na Sede da Governadoria, com a presença de órgãos e entidades do governo para formalizar o programa pautado nos eixos da participação, cidadania e controle social.
A governadora Fátima Bezerra comemorou a iniciativa: “O projeto Juventude no Controle é mais do que um projeto pedagógico, ele tem como objetivo estimular o exercício da cidadania, com consciência e compromisso. A iniciativa que estamos lançando hoje é para despertar nos nossos jovens o sentimento de pertencimento e responsabilidade, para que eles possam se engajar em projetos visando melhorias para o coletivo e para a sociedade como um todo”, destacou.
Trazendo um novo cenário, no qual crianças e adolescentes são protagonistas da gestão pública, o programa proporciona aos alunos e comunidade escolar, uma experiência pedagógica que contribua para a disseminação de conhecimentos em participação, cidadania e controle social, assim como reflexões acerca de temas como integridade e as políticas públicas educacionais do estado do Rio Grande do Norte.
“Esse projeto cumpre diversos papeis, mas sem dúvidas, um deles é a função pedagógica. É um instrumento de formação de um valor que é muito importante para a sociedade, que é a capacidade de exercer o controle social. Quando projetos como esse são executados dentro das escolas, de forma transversal, se torna potencializador para a formação dos nossos jovens e adolescentes”. Destacou Socorro Batista, Secretária de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN.
Poderão participar e inscrever-se no programa, as unidades escolares da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte, que ofertarem os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). A inscrição é gratuita e de responsabilidade exclusiva do representante da unidade escolar, que deve comprovar sua designação para representar a escola, enviando sua publicação no Diário Oficial do Estado para o e-mail juventude@controlrn.gov.br que também serve para o ato da inscrição.
A lista das escolas com inscrição homologada para a participação no Projeto será confirmada por meio de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), por divulgação no sítio eletrônico https://juventude.control.rn.gov.br e nas páginas institucionais da Controladoria-Geral do Estado – CONTROL/RN e da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer – SEEC/RN.
Serão premiadas as cinco primeiras unidades escolares, por meio de repasse financeiro que será investido na escola e possibilitar a participação dos estudantes para sugerir de que forma o investimento deve ser utilizado. Isso vai ocorrer, por ordem de classificação, do primeiro ao quinto colocado, conforme pontuação total obtida. Além disso, a equipe escolar e os alunos também serão premiados com tablets, celulares e notebooks.
Durante o evento, foi debatido o incentivo à cultura da transparência e do controle social entre estudantes da rede pública estadual, com o objetivo de formar cidadãos conscientes e pertencentes à coisa pública através de uma experiência inovadora para a disseminação de conhecimentos práticos sobre cidadania, transparência, integridade, controle social e consciência cidadã na educação básica, levando à reflexão acerca das políticas públicas, especialmente as educacionais.
Para Luciana Daltro, controladora-geral do Estado, o programa motiva uma nova geração a ganhar apreço pela administração pública e incentivar um governo participativo. “O Juventude no Controle alcança um público novo e o coloca nas discussões do poder social, político e econômico. Isso fortalece o desenvolvimento do exercício da cidadania e da participação social, concretizando uma governança para todos.”
A dinâmica do Juventude no Controle é preenchida por meio de atividades de auditoria e controle considerando os papeis de transparência e participação social, usando por meio do ambiente escolar, situações que necessitem de intervenção, principalmente na área de serviço, da infraestrutura e fomentar um olhar crítico dos estudantes no que se refere às experiências de transparência, diálogo e a cultura de ser íntegro dentro das escolas.
O programa serve como um pontapé inicial para a construção de uma educação pensada no futuro que surge das escolas, no qual os estudantes, principais motores para reconhecer o valor do ensino e as políticas públicas. A escola torna-se um espaço de diálogo que permeia os valores éticos, transparentes e a colaboração, fortalecendo a democracia.Fotos:Sandro Menezes e Raiane Miranda
Comentários
Postar um comentário
Os comentários deste blog estão sujeitos a moderação e não serão publicados: comentário com ofensa pessoal, racismo, bullying ou desrespeito a opinião dos outros e/ou ofensas a outros comentários,e não representam a opinião deste blog.