Furacão Hilary deixa México e EUA preparados para impacto catastrófico

Em divulgação na imprensa internacional, neste sábado (19) uma pessoa afogou-se, na costa leste da península de Baja California, no noroeste do México, quando um veículo foi arrastado pelas águas que inundaram as ruas da cidade de Santa Rosália.

Dezenas de pessoas buscaram refúgio em abrigos contra tempestades em Los Cabos, no extremo sul da península de Baja California, e os bombeiros resgataram uma família em San Jose del Cabo depois de uma estância turística ter sido atingida por fortes chuvas e ventos.
O Hilary, originalmente classificado como um furacão de categoria 4, a segunda mais forte, foi, entretanto, revisto para a categoria 2.

"Isso não diminui a ameaça, especialmente a ameaça de inundação", disse o vice-diretor do Centro Nacional de Furacões dos EUA, Jamie Rhome.

Os meteorologistas alertaram que o Hilary poderia despejar no sul da Califórnia e no sul do estado vizinho de Nevada até 250 milímetros de chuva, o equivalente a um ano de chuva para algumas áreas.

A tempestade, com rajadas de vento de até 155 quilômetros por hora, pode também provocar ondas de até 12 metros de altura ao longo da costa do Pacífico.Foto:Lusa

Comentários