Governadora faz visita às obras do IERN em São Miguel que está com 35% de execução

As obras de construção da unidade do Instituto Estadual de Educação Profissional, Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN) no município de São Miguel, na região do Alto Oeste, alcançaram 35,2% de execução, de acordo com a mais recente medição realizada em 30 de junho.

Em visita nesta sexta-feira (21), a governadora Fátima Bezerra fez uma visita técnica ao canteiro de obras e sancionou lei que homenageia o ex-deputado Raimundo Fernandes. "Constatamos o quanto avançou. Temos certeza de que toda população de São Miguel e cidades vizinhas vai ser muito beneficiada. 

É uma escola modelo com toda a infraestrutura necessária: laboratórios, biblioteca, quadra de esportes, teatro, tudo para um ensino de qualidade e boa formação da nossa juventude, com promoção da cidadania. Os alunos vão sair daqui com uma profissão e preparados para a vida", declarou a governadora.
Fátima enalteceu o gesto do deputado Francisco Medeiros e demais parlamentares estaduais ao denominar o IERN de São Miguel com o nome do ex-prefeito e ex-deputado Raimundo Fernandes. "Sanciono esta lei com orgulho e certa de prestar justa homenagem a quem muito se dedicou por sua cidade natal", pontuou.

O prefeito Célio Gonçalves de Queiróz, o "Célio de Elizeu", agradeceu o empenho do Governo do Estado e disse que o IERN será uma referência na educação do município.

NOVO MOMENTO DA EDUCAÇÃO

O Programa Nova Escola Potiguar (PNEP) reúne um conjunto de ações estruturantes que iniciarão novo momento da educação estadual do RN, entre elas a instalação de 12 IERNs. Dez estão em construção. A empresa que venceu a licitação tem prazo até 31 de dezembro deste ano para concluir as obras da unidade de São Miguel.

Cada unidade do IERN terá infraestrutura de 8.000 metros quadrados, com 12 salas de aula, quatro laboratórios, área de convivência, bloco administrativo, quadra poliesportiva coberta, refeitório, cozinha, banheiros, salas dedicadas ao ensino profissionalizante, biblioteca, auditório, além de ampla área verde interna e externa.

Todo o complexo contará com uso eficiente de energia limpa fotovoltaica, e estação de tratamento das águas pluviais. Os IERNs são inspirados no modelo consagrados dos Institutos Federais, mas construídos e mantidos pelo Governo do RN.

Os institutos partem de um novo conceito, onde as unidades serão referência na educação profissional e desenvolvimento de tecnologias e inovação na rede estadual de ensino. As unidades ofertarão cursos adequados à realidade sociocultural local e matriz econômica em potencial da região em que estão inseridas. A construção dos 12 IERNs está orçada em R$ 96 milhões.

HOMENAGEM-A governadora Fátima Bezerra sancionou lei, oriunda de projeto de iniciativa do deputado Francisco Medeiros, aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais da atual legislatura, propondo que o IERN de São Miguel receba o nome do ex-deputado estadual e ex-prefeito do município, Raimundo Nonato Fernandes, em reconhecimento aos serviços prestados pelo ex-parlamentar à Região e ao Rio Grande do Norte.

Raimundo Fernandes nasceu no município de São Miguel em 11 de julho de 1942. Auditor fiscal, foi deputado estadual durante oito mandatos a partir de 1982. Foi deputado constituinte em 1989 e presidiu a Assembleia Legislativa de 1993 a 1995.

Nas eleições de 1994, Raimundo foi candidato ao Senado da República, período em que a esposa Nirinha Fernandes o substituiu no mandato no Legislativo estadual. Em abril de 2009, afastou-se do exercício parlamentar e assumiu a Secretaria de Estado da Articulação com os Municípios.

No último mandato, concluído em janeiro de 2023, presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Faleceu em 30 de março/23, aos 80 anos de idade, vítima de acidente doméstico.Foto:Carmem Felix

Comentários