II Workshop de Sustentabilidade Socioambiental e Energias Renováveis debate desenvolvimento e justiça social

Nos dias 06 e 07 de junho, o Governo do RN, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema promoverá o II Workshop de Sustentabilidade Socioambiental e Energias Renováveis. 

O evento acontecerá das 8h às 17h, no Auditório Geólogo José Gilson Vilaça, na sede do Idema, no bairro Tirol.

O Workshop representa um espaço de divulgação de projetos de Educação Socioambiental do setor de energias renováveis no território potiguar, que possibilita à sociedade o conhecimento sobre a atuação das empresas que atuam no setor de energias.
Voltado para instituições públicas e privadas, estudantes, sociedade acadêmica e civil, o evento tem o principal objetivo de discutir acerca da importância do tema ambiental para as gerações presentes e futuras. 

As inscrições, limitadas a 300 vagas, estão abertas à população e devem ser realizadas através do site: Idema.O evento é totalmente gratuito e os participantes inscritos receberão, ao final, certificado de participação.

A programação contará com a presença de personalidades importantes na área ambiental, como a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Elbia Gannoum; a promotora e coordenadora do CAOP Meio Ambiente, Dra. Rachel Germano; o Cacique Luiz Katu, da Comunidade Indígena do Catu; a coordenadora de Projetos de Meio Ambiente do Instituto Ethos, Marina Esteves, entre outros.

Ao todo, serão cinco painéis distribuídos ao longo dos dois dias: 1) Educação Ambiental pede a vez. 2) Qual o papel dos municípios quanto aos impactos das energias renováveis? 3) Territórios e vozes: comunidades tradicionais na expansão dos empreendimentos em energias renováveis. 4) Como finalizar o ciclo de vida dos parques eólicos, e 5) Compensação Ambiental e Socioambiental: o que temos de novidades no cenário potiguar?.

Para o diretor do órgão, o evento estimula o debate, o conhecimento às novas possibilidades e o compartilhamento das temáticas socioambientais. O Workshop é um espaço para ouvir as comunidades tradicionais e ampliar o debate sobre a transição energética e da justiça social.

“Este evento destina-se a quem tem interesse em conhecer os avanços e desafios inerentes à implantação das energias renováveis no Rio Grande do Norte. Buscamos o desenvolvimento de forma sustentável, e ele só é capaz de acontecer através da aproximação e do diálogo. É de fundamental importância reforçar a responsabilidade socioambiental compartilhada entre sociedade, poder público e empresariado”, disse o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar.

O diretor comentou que, em 2022, o evento foi um sucesso, onde o órgão conseguiu reunir, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), diversas empresas para apresentarem iniciativas na área de educação ambiental, além de especialistas no cenário de energias renováveis.

“Convidamos a todos os interessados para participarem do Workshop. Sem dúvida, será um momento de importantes discussões sobre a sustentabilidade socioambiental no Rio Grande do Norte”, disse Leon Aguiar.

O Governo do RN está avançando na temática de transição energética, em consonância com o Eixo 7, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que trata da energia limpa e acessível. “Trazer esse tema para o debate público é parte do esforço do Estado para contribuir com narrativas e com propostas de políticas que favoreçam uma transição energética com justiça social”, finalizou o diretor.

O II Workshop de Sustentabilidade Socioambiental e Energias Renováveis conta com o apoio institucional da ABEEólica.

Confira a programação:

06/06 (terça-feira)

9h - Transição energética e demandas socioambientais: quais são os desafios no RN?

11h - Educação Ambiental pede a vez.

12h - Espaço de Troca (Networking da Sustentabilidade)

14h - Qual o papel dos municípios quanto aos impactos das energias renováveis?

14h às 16h - Ações Socioambientais: pensando Global e agindo Local

07/06 (quarta-feira)

8h às 10h - Ações Socioambientais: pensando Global e agindo Local

10h30 - Territórios e vozes: comunidades tradicionais na expansão dos empreendimentos em energias renováveis

14h - Como finalizar o ciclo de vida dos Parques Eólicos.

16h - Compensação Ambiental e Socioambiental: o que temos de novidades no cenário potiguar?.Foto:Divulgação

Comentários