Atividades da Semana do Meio Ambiente estão com inscrições abertas

A programação da Semana Estadual do Meio Ambiente 2023, promovida pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, entidades do Sistema SEMARH, em parceria com as prefeituras, está repleta de atividades com temáticas ambientais diversas. Para participar de algumas delas, é necessário realizar inscrição prévia, no site do Idema (idema.rn.gov.br).

O tema principal da SEMA 2023 é “O Meio Ambiente não é de plástico", em consonância com a abordagem mundial da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata sobre o combate à poluição plástica. E é com a missão de fortalecer e ampliar as discussões sobre a responsabilidade perante o meio ambiente e o descarte incorreto de um material que pode ser reutilizado, que o Idema preparou o evento.
“Assim como nas últimas edições da Semana do Meio Ambiente, pensamos em oferecer uma programação que contemple diversos temas e públicos. Teremos atividades voltadas para a área técnica e temática mais lúdica, de sensibilização ambiental. É importante discutirmos a sustentabilidade no desenvolvimento econômico e social, e como é possível conciliar proteção e desenvolvimento”, disse o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar.

Uma atividade que se destaca na programação e que necessita de inscrição prévia é o II Workshop de Sustentabilidade Socioambiental e Energias Renováveis, que acontecerá nos dias 06 e 07 de junho, no Auditório Geólogo Gilson Vilaça, na sede do Idema.

Para o diretor do órgão, o evento estimula o debate, o conhecimento às novas possibilidades, o compartilhamento das temáticas socioambientais, a fim de engajar a população e apresentar a relação do órgão ambiental com a sociedade. O Workshop é um espaço para ouvir as comunidades tradicionais, ampliar o debate sobre a transição energética e justiça social.

“Faremos a segunda edição do Workshop com bastante satisfação. Em 2022, o evento foi um sucesso, onde reunimos diversas empresas para apresentarem iniciativas na área de educação ambiental, além de especialistas da área de energias renováveis. Convidamos a todos os interessados para participarem do Workshop. Sem dúvida, será um momento de importantes discussões sobre a sustentabilidade socioambiental no Rio Grande do Norte”, comentou Leon.

“O Governo está avançando na temática de transição energética, em consonância com o eixo 7, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que trata da energia limpa e acessível. Trazer esse tema para o debate público é parte do esforço do Estado para contribuir com narrativas e com propostas de políticas que favoreçam uma transição energética orientada com justiça social”, acrescentou.

O objetivo é apresentar para a sociedade uma visão concreta sobre os esforços do Rio Grande do Norte, apresentando o grau de cumprimento das metas do Acordo de Paris pelo Brasil.Foto:Divulgação

Comentários