Portugal lidera o destino internacional pelos brasileiros para o Carnaval e feriados de Abril de 2023
Em um levantamento de amostragem do Desempenho do Agenciamento das agências de viagens do sistema ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional) do 4º Trimestre de 2022 surpreendeu por ser um dos mais diversos, com respondentes de 24 Estados da Federação, que trouxeram um cenário bastante real sobre as procuras de viagens para feriados como o Carnaval, Paixão de Cristo e Tiradentes, além de mostrar em números uma recuperação de faturamento já esperada no fechamento do ano de 2022, e o desejo do consumidor por voltar a viajar para seus destinos preferidos.
Na preferência dos brasileiros para os destinos internacionais tanto para o período do Carnaval 2023 e como para o feriados do mês de Abril de 2023.
A amostragem para o carnaval os países mais procurados em primeiro lugar é Portugal, em segundo lugar vem os Estados Unidos,terceiro é Argentina ,quarto lugar o Caribe e na sequência a França e o México.
Já nos destinos internacionais para os feriados do mês de Abril de 2023, novamente o país de Portugal é o primeiro lugar preferido dos brasileiros. O segundo lugar é Argentina, terceiro Estados Unidos, quinto lugar a Itália e no sexto lugar vem a França.
Para a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens(ABAV Nacional), Magda Nassar ela informou que essa recuperação foi imediata.
"Já esperávamos uma recuperação imediata, pois a demanda nos abraçou antes de vermos o tamanho que ela tinha. O passageiro quis e quer viajar e nós tivemos que atender, mesmo sem ainda ter recursos humanos suficientes para a procura. O conceito de viagem de vingança, em que o consumidor aceita mudar seus planos mas quer viajar de qualquer jeito chegou para ficar", afirmou Magda.
77,8% dos respondentes indicaram a alta de preço do aéreo como um dos principais desafios de vendas do período (out, nov, dez de 2022) e a solução encontrada por 39,8% dos respondentes foi a troca de destinos.
"2023 promete ultrapassar os índices de 2019. Nos resta saber quais destinos vão receber o passageiro e ofertar os serviços que ele procura, porque que ele vai viajar é certo e nós, agências de viagens, vamos ajudá-lo", conclui Magda.
A amostragem é bem mais ampla quando os dados dos que estiveram respondendo o levantamento, apontando, agências de viagens lideram com 77% dos respondentes, e nas especializações se vê a mesma diversidade, já que:
43,5% atuam com cruzeiros,
39,8% atuam no corporativo,
33,3% são receptivas,
33,3% estão no segmento luxo,
28,7% congressos e eventos,
26,9% atuam no segmento religioso,
25,9% atuam no segmento melhor idade,
22,2% são de turismo rodoviário,
18,5% tem especialização em neve, enquanto 19,4% vendem viagens de inverno e 6,5% vendem ski,
14,8% são operadoras e agências,
7,4% tem especialização LGBTQA+,
8,3% são agências de intercâmbio,
4,6% são OTAs.
Sobre o faturamento dos respondentes relativo a todo o ano de 2022:
35,2% dos respondentes faturaram entre 81 e 360 mil reais.
34% dos respondentes faturaram entre 360 mil e 4,8 milhões de reais
20,4% faturaram até 81 mil reais
11,1% faturaram entre 4,8 milhões e 300 milhões de reais
Demonstrando um importante mix de tamanhos de empresas e faturamentos, que em grande número foram expostos aos mesmos desafios, conforme vemos abaixo.
No último trimestre de 2022, 31,5% dos respondentes indicaram que venderam 60% de nacional e 40% de internacional, enquanto 28,7% dos respondentes venderam 40% de nacional e 60% de internacional.
62,9% alegaram crescimento de 50% a 25% do faturamento em relação a 2021, conforme esperado no primeiro ano de redução dos casos de Covid e amenização das medidas protetivas.Foto:Pixabay
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