Prêmio Ecoar Sustentabilidade reconhece boas práticas socioambientais de municípios do RN

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, por meio do Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios do RN (Nagam), realizou, na manhã desta quinta-feira (15), a entrega do II Prêmio Ecoar Sustentabilidade e o Seminário de Gestão Ambiental, no Auditório da Escola de Governo. O evento foi voltado para gestores ambientais municipais e ganhadores do Concurso de Boas Práticas em Gestão Socioambiental.

O principal objetivo foi dialogar sobre a situação das estruturas de gestão ambiental dos municípios do RN e realizar a entrega dos prêmios do II Concurso de Boas Práticas em Gestão Ambiental aos representantes dos municípios vencedores. O momento contou com a presença de secretários, gestores municipais e colaboradores do Instituto Ambiental.
A mesa de abertura foi formada pelo diretor-geral do Idema, Leon Aguiar; pela supervisora do Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios do RN (Nagam), Hortência Carvalho, pelos professores da UERN, Flávio Silva; do IFRN, Leonardo Pivotto e pela secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Arez, Wédina Rodrigues. Entre as autoridades presentes estiveram a coordenadora do CAOP Meio Ambiente, Lizilane Lins e o representante da Reitoria da UFRN, Herbert Hálamo.

Para iniciar a solenidade, foi realizada uma apresentação da supervisora do Nagam, Hortência Carvalho, abordando o levantamento feito pelo Instituto para desenvolver o diagnóstico ambiental do Estado, a partir das pastas ambientais de cada município ou Territórios da Cidadania do RN.

A supervisora falou sobre a situação da gestão ambiental nos municípios potiguares, com o objetivo de apresentar os níveis de implementação dos instrumentos de gestão ambiental nas localidades e como o Idema vem atuando no fortalecimento dos órgãos ambientais.

Hortência destacou os principais eixos sobre o apoio do Idema às Prefeituras, como o Atendimento Jurídico-ambiental, o Planejamento Ambiental Municipal, Formações, Banco de Dados dos SISMUMAs, Programa de Fomento à Criação de Unidades de Conservação Municipais, entre outros. 

Na ocasião, também, foi lançado o E-book “Gestão Socioambiental: Boas práticas e desenvolvimento sustentável – vol. 2”, fruto do II Concurso de Boas Práticas em Gestão Socioambiental no Estado. A obra reúne uma série de relatos de experiências exitosas e projetos que ocorreram nos municípios, e está disponível no site: idema.rn.gov.br.

"A parceria institucional com o Idema desenvolve instrumentos de cooperação para contribuir com as temáticas de gestão ambiental. É um prazer enorme representar a UERN neste momento, e torço para que esse processo seja fortalecido a cada dia, atingindo todo o RN. 

As iniciativas do Nagam e o Prêmio Ecoar são símbolos que só vêm para contribuir com a melhoria a nível estadual, pois uma gestão participativa é fundamental para qualquer avanço", disse o representante da instituição, Flávio Silva.

O diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, destacou a relevância de promover formações ambientais, apresentando à sociedade os trabalhos e investimentos realizados nos últimos anos e ações que visam o desenvolvimento do RN. “Uma gestão ambiental não se faz sozinha. A autonomia dos municípios é fundamental para o meio ambiente, e é necessário tratar a temática não como uma pasta secundária no planejamento, mas como tema central para o desenvolvimento sustentável e econômico de cada município", disse.

O diretor relatou alguns avanços obtidos ao longo da gestão e frisou que o Licenciamento é dos instrumentos que tem sido mais utilizado na história da política ambiental do país e é o que faz com que se garanta a legalidade dos empreendimentos. 

"O Monitoramento, a Fiscalização, todo o acompanhamento feito dentro da legislação ambiental só vem para contribuir no âmbito do Licenciamento, como o caso da Certidão de Uso e Ocupação do Solo tão importante para a condução das cidades", disse.

Cerca de trinta municípios participaram do evento.

II Concurso de Boas Práticas em Gestão Socioambiental

Durante a entrega do Prêmio Ecoar Sustentabilidade, foram apresentadas as categorias vencedoras do Concurso de Boas Práticas em Gestão Socioambiental. Entre as áreas temáticas abordadas estiveram Resíduos sólidos; Educação ambiental; Tecnologias aplicadas à gestão ambiental; Proteção da biodiversidade; Unidades de conservação; Agroecologia; Direito e legislação ambiental; Água potável e saneamento; Soluções para cidades sustentáveis; Recursos hídricos; Energias renováveis; Mudanças climáticas e Recuperação de áreas degradadas.

O secretário de Meio Ambiente do município de Pendências, Ezequias Florêncio, agradeceu a iniciativa do Idema. "Ano passado ficamos em segundo lugar e tentamos melhorar nosso projeto para conseguir o primeiro. Nós que estamos lá na pontinha do mapa do RN, sabemos das dificuldades existentes. A tarefa de gestão no interior do Estado é um grande desafio para todos os setores, mas esse prêmio simboliza uma conquista valiosa no meio de tantas dificuldades que temos no dia a dia", disse o secretário.

Para o produtor cultural e audiovisual do Gamboa do Jaguaribe, Fábio de Oliveira, um dos ganhadores do Prêmio Ecoar, pensar na sustentabilidade do RN é pensar em possibilidades. 

“O trabalho que vemos realizando no Gamboa mostra as formas de convívio com a natureza e a responsabilidade do homem perante o que nos cerca, sem destruir nossos recursos naturais. Enquanto coletivo, acreditamos que a educação é o pilar para que as pessoas entendam o papel das questões socioambientais no mundo. Agradeço o momento de hoje e vamos à luta."


Premiação

A premiação do Idema teve por finalidade dar visibilidade à realização de ações sustentáveis do RN, integrar a comunidade e sensibilizar os diversos setores para que adotem, apliquem, divulguem e pratiquem boas práticas ambientais.

Foram classificados os três primeiros resumos expandidos de cada categoria em ordem decrescente de pontuação. A premiação consistiu em prêmios, troféus do “Ecoar Sustentabilidade” e certificados de participação e classificação alusivos ao II Concurso. O 1º classificado de cada categoria ganhou um computador tipo laptop; o 2º classificado de cada categoria recebeu um celular tipo Smartphone; já o 3º classificado de cada categoria foi contemplado com uma impressora multifuncional.

O diretor Leon Aguiar comentou que o Concurso é uma maneira de fomentar a replicação de boas práticas na área de gestão socioambiental do Estado. 

“As situações adversas têm mostrado o quanto estamos correndo contra o tempo, enquanto sociedade, em face dos danos causados ao meio ambiente. Com esta ação, cumprimos uma das missões do Instituto, que é a de sensibilizar os diversos setores para adotar e compartilhar práticas ambientais sustentáveis. É dessa maneira que podemos fortalecer as estruturas de gestão, bem como nossa responsabilidade ambiental coletiva”, disse.

Aguiar acrescentou, ainda, que ao longo dos seus 39 anos, o Idema vem avançando, ampliando suas atribuições no RN, a fim de abranger suas capacidades e conhecimentos para subsidiar as demandas do desenvolvimento sustentável no Estado.

Ganhadores

1° Lugar

Prefeitura Municipal de Pendências/RN

Título: Projeto de mapeamento de incêndios florestais por meio de geotecnologias

2° Lugar

Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros - Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Título: Implementação de pontos de coleta de pilhas e baterias usadas no município de Pau dos Ferros/RN como estratégia para estimular a população local a realizar o correto descarte.

3° Lugar

Prefeitura Municipal de Itaú/Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIO)

Título: Projeto de arborização no município de Itaú

- Categoria Organização Não Governamental sem fins lucrativos

1° Lugar (inscrição única)

Instituto Guaiá De Estudos Sócio-Ambientais – IGEA

Título: Gamboa do Jaguaribe: perspectivas sustentáveis para além da sala de aula.Foto:Caroline Macedo

Comentários