Gestores querem criação de Câmara Técnica junto ao Consórcio Nordeste para políticas públicas do Esporte e Lazer
Gestores dos órgãos púbicos ligados ao esporte e lazer estão mobilizados para que seja criada uma Câmara Técnica destinada a fortalecer a política pública do segmento, a partir da criação do Sistema Público Nacional do Esporte e do Lazer. A articulação foi definida no Encontro que reuniu os gestores da área, em Maceió, no início deste mês.
Segundo o subsecretário do Esporte e do Lazer, Canindé de França, que representou o Rio Grande do Norte no evento, os gestores também querem intensificar as reuniões bilaterais nos estados nordestinos para conhecimento e troca de experiências. “A ideia é reforçar a unidade e melhorar o intercâmbio na área do esporte e lazer do Nordeste”, ressaltou Canindé.
Para fortalecer essa ação, ficou decidido que os gestores do esporte e lazer do Nordeste deverão se reunir com o próximo presidente do Consórcio Nordeste, o governador da paraíba, João Azevêdo, já em janeiro. “O Fórum reconhece o Consórcio dos Governadores do Nordeste, como grande instrumento do pacto republicano para fomentar as políticas públicas do Esporte e Lazer”, disse Canindé.
Esta foi a primeira edição do Encontro de Gestores do Esporte e Lazer do Nordeste, uma extensão do já consolidado Fórum Nacional de Secretários de Esporte, hoje presidido pela superintendente especial de esporte de Sergipe, Mariana Dantas. Além de Canindé de França, o RN foi representado pelo secretário executivo da comissão do programa de incentivo ao esporte e lazer, André Tavares.
Um dos objetivos do evento foi a exposição da situação do segmento em cada estado. Todos foram unânimes em afirmar o retrocesso na área. “Para se ter uma ideia do impacto, antes do golpe contra a presidenta Dilma Roussef, a verba nacional para o esporte era de R$ 4 bilhões. No governo Bolsonaro, esse valor despencou para R$ 194 milhões” ressalta Canindé.
O encontro teve a participação de Edinho Silva e Nádia Campeão, coordenadores do grupo de trabalho do esporte, na equipe de transição do presidente eleito Lula. Os gestores aproveitaram a oportunidade para apresentar suas proposições à equipe de transição de governo.
Das diversas reivindicações, destaca-se a recriação do Ministério do Esporte, ou de uma secretaria com status de Ministério e a definição do marco legal do setor no País, através da criação do Sistema Nacional de Esporte e Lazer. “Assim que o relatório do grupo de trabalho comandado por Edinho Silva e Nádia Campeão, for entregue ao presidente Lula, o Fórum Nacional deverá convocar todos os gestores para uma avaliação do documento.”, informa Canindé.
Canindé também destaca que há grande expectativa pela retomada do diálogo como Governo Federal: “Nos primeiros dias da gestão, seja do Ministério ou da Secretaria Nacional de Esportes, nós queremos nos reunir com o ministro para apresentar nossas propostas.” Todas as sugestões apresentadas foram acatadas pelos representantes do grupo de transição.
Os frutos do Encontro não param por aí. A convite da Subsecretaria do Esporte e Lazer da SEEC, já está agendado para fevereiro de 2023, a presença no Rio Grande do Norte, do Servidor público do Ministério da Cidadania, Rogério Gedeon.
Ele proferiu palestra no Encontro de Gestores sobre como adotar procedimentos para se beneficiar de políticas públicas do governo federal, convênios, emendas parlamentares para beneficiar o esporte e o lazer. Transmitir essas informações para a bancada parlamentar do Estado, será o objetivo da presença de Gedeon no Rio Grande do Norte.Foto:Divulgação
Comentários
Postar um comentário
Os comentários deste blog estão sujeitos a moderação e não serão publicados: comentário com ofensa pessoal, racismo, bullying ou desrespeito a opinião dos outros e/ou ofensas a outros comentários,e não representam a opinião deste blog.