O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), promoverá o VII Simpósio do Parque das Dunas – SIMPARQUE, durante os dias 22 e 23 de novembro. São ofertadas 70 vagas e as inscrições podem ser realizadas por meio de formulário disponível em parquedasdunas.rn.gov.br.
Tendo como tema “Ecoturismo em Unidades de Conservação como Potencial para a Conservação de Áreas Protegidas e sua Viabilidade Econômica”, o evento visa promover a discussão acerca de questões que abarque a formação de uma consciência ecológica e o empoderamento da população quanto ao assunto.
O encontro tem como público-alvo, estudantes provenientes de instituições de ensino superior, além de profissionais da área ambiental. A inscrição será validada a partir da doação de um kit de higiene pessoal em prol de pessoas em situação de rua.
Na manhã do dia 22, das 8h às 12h, o Painel 1 abordará o “Ecoturismo como Instrumento de conservação das áreas protegidas e fortalecimento da economia local”. No período da tarde, das 15h às 17h, o Painel 2 discutirá o “Turismo Científico como instrumento de promoção do desenvolvimento sustentável em Áreas Protegidas”.
Dentre os convidados para o primeiro dia do evento, está o coordenador do Turismo de Conservação de Baleias do Instituto Baleia Jubarte – IBJ, Sérgio Cipolotti. O profissional fará uma explanação sobre o Turismo de Observação de Baleias Jubartes, que constitui uma importante ferramenta na sensibilização da população, para auxiliar na preservação do animal e afastar as chances de retorno de sua caça comercial em muitos países.
No dia seguinte, das 8h às 17h, três minicursos farão parte da programação: Tinta de Solo: redescobrindo o solo (Dr. Sílvio Roberto Fernandes); Observação de Aves (Msc. Jonas Filho) e o minicurso Anatomia de Serpente: Uma Comparação Fisiológica (Esp. Gabriel Henrique - Associação Serpentes do Bem).
“Este ano o Parque das Dunas completa seus 45 anos de existência, e, para nós que fazemos parte disso diariamente, é um momento de grande valia, pois celebramos a defesa da vida. O aniversário do Parque das Dunas é uma data de luta pela conservação da Natureza, e nada mais simbólico que realizar o Simparque neste mês de novembro”, disse a gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage.
São parceiros do VII SIMPARQUE, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Potiguar (UnP), Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Instituto Baleia Jubarte (IBJ), Geoparque Seridó, Projeto Serpentes do Bem, Empresa Pipa Aventura, ANX Engenharia e Arqueologia, e Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).
SIMPARQUE-Anualmente, o Simpósio Parque das Dunas reúne autoridades profissionais e especialistas na área ambiental, que abordam temas como o cenário da conservação em áreas protegidas, práticas de educação ambiental, avanços e retrocessos na conservação, dentre outros.
O Simpósio tem como objetivo promover o diálogo, o questionamento, o compartilhamento de experiências na área ambiental para sensibilizar a sociedade no que tange à proteção na conservação e preservação do meio ambiente.
Conta com a participação de profissionais e especialistas, de maneira a promover a união de esforços para que o homem reflita sobre as suas ações.Foto:Divulgação
Comentários
Postar um comentário
Os comentários deste blog estão sujeitos a moderação e não serão publicados: comentário com ofensa pessoal, racismo, bullying ou desrespeito a opinião dos outros e/ou ofensas a outros comentários,e não representam a opinião deste blog.