Apae e Escola Vicente Casagrande serão beneficiadas com o Festuris Cuida

O envolvimento social do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado dentro da comunidade de Gramado é uma prática frequente do evento em todas as suas edições.

O Festuris Cuida tem foco na inclusão, assistência social e na sustentabilidade ambiental. “Foi a primeira feira do Brasil a debater temas e executar ações antes delas se tornarem moda.

Sempre fomos um evento plural”, afirma Marta Rossi, fundadora e CEO do evento, citando como exemplo as iniciativas sociais, a bandeira LGBT+ e a sustentabilidade ambiental.
Entre as ações previstas para este ano serão beneficiadas a Apae Gramado e a Escola Municipal Vicente Casagrande, do Bairro Altos da Viação Férrea. 

A Apae Gramado é uma entidade fundada há 53 anos e que, no momento, tem foco no atendimento técnico a crianças, adolescentes e adultos de 0 a 65 anos de idade, com diagnóstico de deficiência intelectual ou múltipla e transtorno do espectro autista.

Para o Festuris, dois grupos do PIMT - Programa de Inserção no Mercado de Trabalho estão confeccionando um souvenir com materiais reciclados (madeira e lã) que será comercializado na feira, em estande próprio. 

Em cada peça, os adolescentes colocam a sua habilidade, entusiasmo e esmero, criando uma lembrança exclusiva do evento e de Gramado. Outro grupo atuará na recepção aos visitantes.

Os adolescentes estão bastante entusiasmados com o evento. “Só falam nisso. Tanto que teremos que fazer revezamento de equipes para que todos possam estar no estande”, afirma a terapeuta ocupacional, Rosmarie Scheiffler. Ela frisa que o trabalho é desenvolvido com ênfase na capacidade de cada um e não na deficiência.

Outra instituição beneficiada com o projeto Festuris Cuida é a Escola Municipal Vicente Casagrande, situada no Bairro Altos da Viação Férrea. Nesta ação, todo o recurso arrecadado no serviço de transfer entre Porto Alegre-Gramado e Caxias do Sul-Gramado nos dias 4 e 5 de novembro, será revertido à escola. Para o diretor da escola, Francisco Santos da Silva (Chico), esta parceria com o Festuris é “importantíssima”.

Esta é a segunda vez que a escola é beneficiada pela Rossi & Zorzanello, empresa realizadora do Festuris (anteriormente recebeu tablets). A aplicação do valor a ser recebido este ano será definido conjuntamente com o Círculo de Pais e Mestres (CPM). “Mas com certeza será utilizado em alguma ação pedagógica, beneficiando diretamente os alunos”, afirma Chico. A escola comemorou 20 anos em 2022 e tem 219 alunos matriculados.Foto:Thayse Subtil

Comentários