Sarau poético e musical contra o feminicídio será realizado neste sábado (9), no Guará

Em defesa da vida, amantes da poesia, música e da literatura irão realizar a 2º edição do sarau poético e musical “Não ao Feminicídio”, que ocorrerá no próximo sábado (9), a partir das 13h, na Casa de Cultura do Guará. 

A ação cultural contará com escritores, poetas, contadores de histórias e músicos da capital.O Projeto é idealizado pela poeta e produtora cultural brasiliense Nilva Souza, que surgiu como uma forma de protesto à alarmante realidade que acomete mulheres em todo o Brasil, além de denunciar por meio de versos e canções as diversas formas de violências contra o gênero feminino. 

“A Cultura é ferramenta que pode, sim, exercer o papel de alerta para a sociedade da necessidade de denunciar a violência contra a mulher, seja ela física, moral, psicológica e de gênero”, ressalta a produtora.

O evento terá a participação de poetas, artistas, artesãos, palestrantes, arte terapeutas e com a participação do movimento Mulherau que faz um importante trabalho em apoio às causas das mulheres no DF.

O público presente contará com exposição de artesanatos feitos por mulheres. Além disso, serão oferecidas oficinas gratuitas de poesia, com Nara Fontes e Nilva Souza, além de oficina de Arte terapia que será ministrada por Daniella Iguizzi, onde as(os) participantes irão aprender a fazer lindas peças a partir da reciclagem. Para se inscrever basta comparecer e procurar a sala de oficinas.
Nilva Souza reforça que o Sarau com poesia, música, arte e formação é uma forma de luta e enfrentamento do feminicídio. “Todos os dias mulheres são brutalmente assassinadas e isso não deve ser banalizado. Geramos vidas! É preciso que nos respeitem, aceitem o não, compreendam o fim de uma relação, e é preciso que as mulheres entendam que uma relação abusiva, desrespeitosa não é normal e que a partir do primeiro grito, do primeiro empurrão tenha cuidado, não duvide, ele pode te matar!”, faz o alerta a escritora.

Mapa da Violência-Segundo o fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) apenas entre março de 2020, mês que marca o início da pandemia de covid-19 no país, e dezembro de 2021, último mês com dados disponíveis, foram 2.451 feminicídios e 100.398 casos de estupro e estupro de vulnerável de vítimas do gênero feminino.

Música-A música será por conta da cantora Janete Góes. A artista é quem canta a música do projeto " Saudade que Sangra”, que fala sobre o feminicídio. Também o grupo Simpa Trio se apresentará no evento.

Programação

-Arte Terapia - Reciclagem

Daniela Iguizzi (Arte Terapeuta)

-Oficina de Poesia - Quando o Poeta é você. Facilitadoras Nilva Souza - e Nara Fontes.

-Palestra sobre Violência contra a mulher com roda de conversa

Palestrante: Dra. Marcela Lustosa

Música: Janete Góes e Simpa Trio

Feira de artesanato:

Bordados / velas / sabonetes /cerâmica / quadros / pratas /

Evento: Sarau Poético e Musical Não ao Feminicídio

Data: 9 de julho de 2022

Horário: a partir das 13h

Local: casa da Cultura no Guará (Entrada franca).Foto:Divulgação

Comentários