Governo entrega selos de reconhecimento aos municípios potiguares

A promoção à saúde em todo o Rio Grande do Norte alcança um novo estágio a partir desta terça-feira (14). Os municípios potiguares que incentivam as políticas de prevenção na saúde e qualidade de vida receberam o reconhecimento do Governo do Estado com a entrega de selos e certificados a prefeitos e secretários municipais de saúde representantes das oito regiões de saúde do Estado.

A solenidade na Escola de Governo teve participação da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e marcou a abertura do I Seminário de Promoção à Saúde do RN, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) com a coordenação do programa RN+ Saudável.
"Esse é um grande momento para a saúde pública do nosso estado. São os municípios que estão na ponta do SUS e merecem o reconhecimento. E a política de promoção à saúde é essencial para que os potiguares tenham acesso à prevenção, com a qualidade de vida que merecem", destacou a governadora Fátima Bezerra.

O seminário também reuniu dezenas de gestores municipais, com o objetivo de discutir a política estadual de promoção à saúde. As diretrizes serão levadas à consulta pública, para enriquecimento do material. 

"Estamos vivendo um dia histórico. Diante da falta de uma política nacional, decidimos aqui no estado incentivar a criação de uma diretriz em prol da promoção da saúde em todo o território. Por isso a importância desse seminário", explicou o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia.

Responsável pela organização do evento, a coordenadora do programa RN+ Saudável, Teresa Freire, ressaltou a importância das ações feitas desde 2019, incluindo o período da pandemia. "Nós estivemos sempre presentes, ao lado de diversas secretarias, levando as políticas de governo para a proteção dos potiguares, mesmo nessa época da Covid-19", disse.

Para a representante dos municípios, a iniciativa de ampliar e fortalecer as ações para evitar que as pessoas possam contrair e desenvolver doenças é um grande avanço para a saúde pública do RN. 

"Trabalhar com saúde não é só cuidar de doença. A prevenção é essencial. Então, o incentivo da promoção à saúde é algo muito mais do que necessário, só assim poderemos ter uma população potiguar mais saudável, mais feliz", concluiu a presidente do Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN), Maria Eliza Garcia.Foto:Raiane Miranda

Comentários