Deputado Francisco do PT promove audiência para discutir soluções de abastecimento para municípios que dependem do Boqueirão

O deputado Francisco do PT vai promover na próxima segunda-feira (20), a partir das 14h, uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Parelhas, com o objetivo de debater soluções de abastecimento d'água dos municípios que dependem da barragem Boqueirão.

Além de Parelhas, Jardim do Seridó e Carnaúba dos Dantas são abastecidos pelo reservatório, que está com menos de 10% de sua capacidade, já que desde 2020 não tem recebido recargas consideráveis.
"Quem depende do Boqueirão percebe facilmente que a qualidade da água já não é mais a mesma e a CAERN tem trabalhado bastante para dar condições de consumo, mas a gente sabe que sem chuvas não teremos mais como ser abastecidos num futuro muito próximo e, por isso, precisamos encontrar soluções", disse o deputado Francisco, sobre a audiência que vai envolver órgãos ligados ao tema, a exemplo da SEMARH, IGARN e CAERN, além de representantes de comitês de bacias.

Na audiência também será tratado sobre a barragem Passagem das Traíras, que comporta os municípios de Jardim do Seridó, Caicó e São José do Seridó. Este ano o reservatório chegou a acumular água, mas que está tendo que ser liberada, já que a barragem está com a infraestrutura comprometida, porque há anos não passava por manutenção.

"Durante muito tempo se falava sobre a necessidade dessa obra, mas foi o governo da professora Fátima Bezerra que levou à sério o assunto e quando ia iniciar em 2019, o governo federal tomou a obra, afirmando que terminaria em 2020, depois em 2021 e agora a previsão é só pra 2023. 

Se ela já tivesse sido concluída, Jardim já poderia continuar sendo abastecida pela barragem, o que amenizaria a situação do Boqueirão", disse o parlamentar que tem cobrado a conclusão das obras.Foto:Divulgação

Comentários