Maio Amarelo sensibiliza para uso da faixa de pedestres

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) deu início, nesta segunda-feira, 1º, à campanha Maio Amarelo, com o tema “Juntos salvamos vidas”, voltado para a sensibilização para o uso da faixa de segurança por pedestres e motoristas, que precisam ter um comportamento mais responsável no tráfego.

Em 2022 serão realizadas palestras, reuniões, passeios, blitz educativas, fóruns, workshops, seminários entre outras. 

Estão agendadas atividades em Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Assú, Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros, Mossoró e João Câmara, como blitz educativas, Bafômetro Amigo, além de visitas educativas a escolas da rede estadual de ensino.

As ações serão realizadas através da Diretoria de Políticas Intersetoriais e Promoção à Saúde, por meio da Unidade de Projetos Estratégicos e Territoriais e Programa Vida no Trânsito (PVT).
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran/RN), o número de acidentes de trânsito teve um decréscimo de 18,3%, em 2018, no qual foi de 8.091 para 6.608 em 2021. O número de vítimas fatais em acidentes de trânsito em 2018 foi de 585 e em 2021 foi de 517, representando um decréscimo de 11,6%.

O movimento maio amarelo busca chamar a atenção da sociedade para o problema, que apesar do decréscimo registrado no estado, é considerado ainda pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como uma epidemia, visto que o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo tem reflexo direto no setor saúde.

O PVT tem como objetivo promover intervenções efetivas de segurança no trânsito que apresentem evidência na redução das mortes e feridos graves. 

No RN o programa possui um Comitê Estadual, além de grupos técnicos em Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Caicó, Currais Novos, João Câmara, Assú e Pau dos Ferros.

A cartilha da campanha "Juntos Salvamos Vidas" poderá ser baixada na íntegra  (Clique Aqui) Foto:Reprodução

Comentários