Governo discute construção de Plano Estadual de Juventude em Conferência

Regulamentar as ações, os programas e projetos para a juventude. Esse é o objetivo da 4ª Conferência Estadual de Juventude que discute a construção de um Plano Estadual para os jovens no Rio Grande do Norte. 

A solenidade de abertura aconteceu na manhã desta sexta (27), na Escola de Governo, Centro Administrativo, com a presença da governadora Fátima Bezerra.

“Desde de que assumimos a gestão do governo, nossa preocupação foi ampliar a atenção, o cuidado e a garantia de direitos para nossos jovens, reconhecendo a juventude também como figura-chave no processo de transformação da nossa sociedade”, afirmou a chefe do poder executivo estadual.

A etapa estadual acontece nesta sexta e sábado, dias 27 e 28, depois da realização de um processo conferencista em todo o RN. Foram 46 conferências municipais, 3 intermunicipais e 9 conferências livres com 135 delegados eleitos para representarem seus municípios ou segmentos.
“Estamos colocando em prática a prerrogativa que nos levou à criação de uma Secretaria voltada para Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos: a de conversar, ouvir as demandas desta importante parcela da população do Estado e do Brasil, que é a nossa juventude”, ressaltou a governadora.

Para Fátima Bezerra, um dos maiores desafios a ser enfrentado não só no Estado, como em todo o país, é viabilizar mais oportunidades e combater a violência que atinge a juventude. 

“Desde que assumimos, em 2019, conseguimos reduzir em 23,7% o número de assassinatos de jovens negros no nosso Estado que tem mais de 570 mil jovens com até 24 anos, e uma taxa de desocupação em torno de 30%”, ressaltou a governadora Fátima Bezerra.

Para ela, isso leva ao segundo desafio que é proporcionar geração de renda para a juventude. “E, graças a Deus, estamos conseguindo na nossa gestão”, afirmou Fátima. Como exemplo, a governadora citou o Programa CredJovem, que concede créditos de até R$ 12 mil para jovens empreendedores, numa parceria entre AGN, Semjidh e Sebrae. Além disso, o Governo do RN instituiu que nenhum recurso público do Estado irá para empresas que não respeitem a cota de aprendizes obrigatória, através do RN Aprendiz.

Como professora, a governadora destacou a importância da educação, pontuando algumas ações do governo, como a entrega do novo prédio da UERN na Zona Norte de Natal. Um espaço de conhecimento, ensino, pesquisa e extensão voltado 90% para alunos oriundos da Escola Pública.

A governadora falou também sobre o Programa Nova Escola Potiguar. Um conjunto de ações que visa a criação do Instituto de Educação Técnica e Profissionalizante do Estado. Serão construídos 12 IERN´s e mais 11 Centros Estaduais de Educação Profissional. Também serão construídas novas escolas estaduais e reformadas unidades estaduais de ensino. Ao todo, o programa vai envolver 182 Escolas Estaduais construídas, reformadas e equipadas.

Depois de quase seis meses de construção desde que foi lançada a Conferência, em dezembro de 2021, o subsecretário estadual de Juventude, Gabriel Medeiros, destacou que “a Conferência é o momento máximo de participação popular e de construção da nossa política, mas ela representa mais do que isso, o compromisso com nosso Estado. E o governo da professora Fátima é um exemplo de construção de espaços de participação. Aqui chegamos ao cume do processo que envolveu mais de 4.500 jovens que deram sua opinião, levantaram sua voz e terão sua opinião escutada e inserida no Plano Estadual de Juventude”.

“Hoje vamos estar debatendo sobre a juventude negra, contra o genocídio da população jovem e contra as violências que nos afetam. Lutas que fazem com que a nossa vida valha a pena, que elas importam”, avaliou a presidenta do Conselho Estadual de Juventude, Lia Araújo.

Presidente do Conselho Nacional de Juventude, Marcos Barão, elogiou a mobilização local. “Isso que vocês estão experimentando aqui é histórico, é muito importante. A gente tá falando de uma conferência estadual construída na articulação com 61 municípios e talvez vocês não tenham essa perspectiva nacional, mas a maior parte dos estados do Brasil não conseguiu realizar suas conferências estaduais. A maior parte ainda não realizou. E quando a gente vem ao Rio grande do Norte e a gente vê uma conferência ampla, plural como essa e que hoje tem aqui um conjunto de autoridades muito relevante reafirmando o seu compromisso com uma política de estado, é muito importante”, pontuou.

Acompanharam a governadora Fátima Bezerra o vice-governador, Antenor Roberto, o Procurador Geral do Estado, Luiz Marinho, as secretárias de Estado Maria Luíza Tonelli (Semjidh) e Iris Oliveira (Sethas), a secretária adjunta da Semjidh, Vanessa Fialho, chefe de gabinete da Fundação José Augusto (FJA), José Donizete, a chefe de gabinete da secretaria estadual de Educação, Ana Maria, e coordenadora de Promoção a Saúde da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), Teresa Freire.

Participaram, ainda, os deputados federais Natália Bonavides e Rafael Motta, os deputados estaduais Francisco do PT e Isolda Dantas, os vereadores de Natal, Brisa Bracchi, Divaneide Basílio e Robério Paulino, a vice-presidente do Conselho Estadual de Juventude, Patrícia Santiago, o membro da Educafro e do Conselho Nacional de Segurança Pública, Everton Carvalho, e o presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, Nilson Florentino. Além de representações do Levante Popular da Juventude, Movimento Kizomba, Movimento Fora da Ordem, União da Juventude Socialista, Juventude para Todos, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES), União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Estadual dos Estudantes (UEE).Foto:Elisa Elsie

Comentários