Governadora estabelece grupo de estudos com setor de energia eólica

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, esteve reunida na tarde desta segunda-feira (16), com a ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias) para dialogar com o setor.

Durante a reunião, ficou estabelecida a realização de uma agenda de encontros e a formação de um grupo de estudos com o Idema e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec) para ampliar as discussões e esclarecer assuntos relacionados às energias renováveis no Estado.

Na mesa de reunião estavam representados 80% dos investidores do setor de energia eólica no estado. O tema é considerado extremamente importante, especialmente quando se sabe que o Rio Grande do Norte detém os melhores recursos naturais para o setor, motivo pelo qual Fátima Bezerra esteve presente em vários encontros internacionais para trazer novos investidores. Já são 6.830 MW em operação nos mais de 220 parques eólicos, e 7.286 MW em desenvolvimento, gerando 3.143 empregos na operação.
O grupo de estudos e a agenda de encontros com reuniões periódicas ficou estabelecida para proporcionar ainda mais segurança jurídica aos investidores. Serão discutidos, além de questões acerca de licenciamentos e viabilidade ambiental, que trazem previsibilidade, esclarecimentos acerca do decreto nº 31.278/22, que trata da compensação ambiental.

“O Governo do Estado tem toda a disposição para o diálogo franco, transparente e permanente com todos os atores – Estado, investidores e sociedade. Somos um governo que age com responsabilidade com todas as pautas necessárias. O tema das energias eólicas é de muita importância”, diz a chefe do Executivo estadual, afirmando que o entendimento e a convergência é o caminho mais desejável.

Estiveram presentes na reunião o diretor-geral do IDEMA, Leon Aguiar; o diretor técnico do IDEMA, Werner Farkatt; o assessor jurídico do IDEMA, Kepler Brito; o assessor técnico do IDEMA, Jozivan Nascimento; o secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedec), Sílvio Torquato; o Procurador Geral do Estado, Luiz Antônio Marinho; o Procurador-Chefe da Procuradoria do Patrimônio da Defesa Ambiental, José Marcelo Costa (PGE); a Presidente da ABEEólica, Elbia Gannoum; o Presidente da Casa dos Ventos, Clecio Eloy; o Gerente de Projetos da ENGIE, Giuliano Pasquali; a Gerente de Projetos da Neoenergia, Fabiane Vargas; o Diretor de Novos Negócios AES Brasil, Bernardo Machado; e a representante das Relações Institucionais COSERN, Karine Gadelha.Foto:Raiane Miranda

Comentários