“Quando Ousamos Existir” retrata início da organização politica do movimento LGBTQI+ brasileiro tem pré-estreia na quinta-feira no Rio

Com pré-estreia marcada para essa quinta-feira (28), às 18 horas, para convidados no Teatro Alcione Araújo -Biblioteca Parque, no centro da Cidade de Rio de Janeiro, o documentário “ Quando Ousamos Existir”-Uma História do Movimento LGBTQI+ brasileiro.

O longa-metragem trará a visão de ativistas das décadas de 70 e 80,sobre as trajetórias históricas do início do movimento.

Na pré-estreia, está marcado logo a exibição para convidados,quando terá uma roda de conversas com os diretores do filme e ativistas da época.
Com roteiro e direção de Cláudio Nascimento e Marcio Caetano, o documentário “Quando Ousamos Existir” aborda, através de entrevistas, as trajetórias históricas do Movimento Social LGBTI+, desde sua emergência em plena ditadura militar até a participação nos debates da Constituinte, passando pelos anos iniciais da epidemia de Aids e das lutas contra a patologização da homossexualidade.

Por meio das narrativas de ativistas, revive-se a intensa luta político-cultural pela liberação e afirmação homossexual no Brasil até as primeiras ações de promoção da cidadania.

Em mais de 40 anos, o movimento homossexual tornou-se LGBTI+, e suas transformações acompanharam e contribuíram para importantes mudanças na sociedade e na atuação do Estado brasileiro em defesa da democracia cidadã.Foto:Divulgação

Comentários