Rio Grande do Norte terá novo Mapa do Turismo apresentando 11 polos turísticos e contando com 81 municípios

Com o prazo que teve o seu encerramento nesta quarta-feira (23) para que todos os estados do Brasil pudessem validarem e homologando o envio das informações inseridas pelos municípios no Sistema do Mapa do Turismo Brasileiro - SISMapa - Ministério do Turismo/Mtur.

Com o remapeamento, o Rio Grande do Norte passa por uma nova distribuição de Regiões Turísticas, que contará com 11 Polos e 81 municípios, o qual deverá ser publicado pelo MTur no próximo dia 28.

Integrar o Mapa do Turismo Brasileiro é imprescindível para ficar em consonância com os princípios da Política Nacional de Turismo e assim, estar apto à captação de recursos que ajudam a profissionalizar a gestão turística, estruturar e promover os destinos.
Ao longo dos últimos meses a Secretaria de Estado do Turismo realizou reuniões presenciais e virtuais para tirar as dúvidas e orientar os gestores municipais quanto ao processo de submissão das informações no SISMapa. 

Também para falar sobre a importância desta ação que visa o fortalecimento da interiorização do Turismo. "Não se faz turismo sozinho, os municípios precisam trabalhar juntos, além de integrar instâncias de governança regionais de turismo firmes e com participação do setor privado e sociedade. Cabe a SETUR/RN criar políticas públicas e guiar os municípios para estarem alinhados com o Programa de Regionalização do Ministério do Turismo.

O Mapa é o primeiro passo que o município deve dar para tornar-se um destino turístico", declara Aninha Costa, secretária de Turismo.

Além dos Polos já oficializados, o Rio Grande no Norte passa por uma nova distribuição dos municípios e ganha seis novos Polos Turísticos.

Confira o novo formato do Mapa do Turismo Potiguar:

Polo Agreste/Trairí (08): Brejinho, Campo Redondo, Pedro Velho, Santa Cruz, Santo Antonio, Serra Caiada, Sítio Novo e Tangará.

Polo Costa Branca (06): Areia Branca, Baraúna, Grossos, Mossoró, Serra do Mel e Tibau.

Polo Costa das Dunas (16): Arês, Baía Formosa, Canguaretama, Ceará Mirim, Extremoz, Maxaranguape, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Pureza, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante, São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul, Touros, Vila Flor.

Polo Serrano (14): Alexandria, Apodi, Caraúbas, Felipe Guerra, José da Penha, Janduis, Lucrécia, Major Sales, Olho d’água do Borges, Patu, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, São Miguel e Umarizal.

Polo Seridó (11): Acarí, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Florânia, Lagoa Nova, Parelhas, São João do Sabugi, Ten. Laurentino Cruz e Timbaúba dos Batistas.

Polo Do Sertão para o Mar (06): Alto do Rodrigues, Carnaubais, Galinhos, Guamaré, Macau, Pendências.

Polo Potengi (04): Riachuelo, Santa Maria, São Paulo do Potengi e São Tomé.

Polo Cabugi Central (04): Angicos, Fernando Pedroza, Lages, Pedro Avelino.

Polo Serras do Agreste Potiguar (04): Serra de São Bento, Monte das Gameleiras, Passa e Fica, São José do Campestre.

Polo Rota do Frio (05): Martins, Portalegre, Riacho da Cruz, Serrinha dos Pintos e Viçosa.

Polo Vale Mar (03): Assu, Ipanguaçu e Porto do Mangue.Foto:Divulgação

Comentários