Governadora Fátima Bezerra prestigia posse da nova diretoria da Fetarn e reforça prioridade à agricultura

A governadora Fátima Bezerra participou da posse da nova diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN (Fetarn). 

No auditório da Federação em Natal, nesta quinta-feira (31), a governadora citou os 59 anos de criação da instituição e enfatizou a importância para a defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da agricultura.

"A Fetarn faz parte da história do Rio Grande do Norte e da minha história no exercício de mandatos eletivos. Desde 1994, quando fui eleita deputada estadual pela primeira vez, temos diálogo constante e permanente com a Fetarn. Lembro as mobilizações como o Grito da Terra e a Marcha das Margaridas em Brasília, eu já como parlamentar na Câmara dos Deputados e no Senado.
Hoje, como governadora, fiz questão de vir aqui prestigiar a instituição que, ao lado da Fetraf (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar), simboliza a luta dos trabalhadores rurais por acesso à terra e condições para produzir.”

Fátima Bezerra citou a prioridade dada ao fortalecimento do setor, inclusive com a criação, no atual Governo, da Secretaria de Estado para o Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - Sedraf. 

"Este é um setor dos mais importante, que produz 70% do alimento que chega à mesa dos brasileiros", pontuou, para acrescentar que a gestão ainda viabilizou o Programa de Compras à Agricultura Familiar - Pecafes, projeto de lei da deputada estadual Isolda Dantas aprovado pela Assembleia Legislativa, que determina o percentual de 30% das compras governamentais à agricultura familiar - R$ 25 milhões aplicados -, a lei das sementes, que já viabilizou a aquisição de R$ 1 milhão em sementes crioulas e a ampliação das compras no setor para abastecer os hospitais públicos. 

"Apesar da crise financeira e fiscal que encontramos ao assumir o Estado, da pandemia da Covid 19 e das dificuldades da economia no plano nacional, fizemos muito e iremos fazer muito mais", disse.

A nova diretoria e conselho fiscal eleitos da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Rio Grande do Norte (Fetarn) para o quadriênio 2022-2026 tem a seguinte composição - Presidente: Erivan do Carmo Silva. 1ª Vice-Presidente e Secretário de Políticas Sociais: Ana Aline Morais. Secretária Geral e de Comunicação: Maria Gabriela Evangelista. Secretário de Formação e Organização: Francisco de Assis Araújo. Secretário de Administração e Finanças: Ana Paula Reinaldo da Silva Oliveira. Secretário de Política Agrícola: Jocelino Dantas Batista. Secretário de Política Agrária e Meio Ambiente: Alécio Ananias da Silva. Secretária Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais Agricultoras Familiares: Jocélia Maria da Silva. Secretário Estadual de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Terceira Idade: Manoel Cândido da Costa. Conselho Fiscal: Ambrósio Lins do Nascimento, Manoel Leonardo do Nascimento, Ednalva Trajano Santos e Solange de Medeiros Araújo.Foto:Elisa Elsie

Comentários