Dia da Afirmação Gay é celebrado pela primeira vez no Brasil e mais de 100 personalidades assinam criação

Nesta segunda-feira (28) de Fevereiro aconteceu pela primeira vez no Brasil, a data da celebração do Dia da Afirmação Gay, quando esteve entrando para a história como mais nova data ativista do país, além de ter um manifesto com mais de 100 adesões de personalidades da luta homossexual, das artes, do setor empresarial, religioso, do jornalismo e da indústria de produções adultas.

Dentre os apoiadores estão o antropólogo e ativista Luiz Mott, proclamador da data, o jornalista da Globo News Marcelo Cosme, Fábio de Jesus, presidente da Rede Gay Brasil, o produtor de conteúdo erótico Petrick Garcia, o teatrólogo Alexandre Ribondi, o pastor Marcio Retamero, o educador Toni Reis, ativista mais influente do País, e Edenilson Bernardo de Melo - que interpreta a drag queen Pikineia, de Brasília.

O texto, cujo título fala de união, fortalecimento e luta, faz histórico da luta gay no globo, que tem como marco o ano de 1867, na Alemanha; lembra do pioneirismo do segmento ao criar a primeira entidade arco-íris do Brasil - o Somos em 1978 -; e registra importantes conquistas no País, tal como a criminalização da homofobia em 2019.
O manifesto também trata dos objetivos de haver uma data específica para gays, a única dentre as identidades do movimento LGBT que não tinha uma efeméride própria.

“Um momento de reflexão e diálogo propositivo é necessário. Um dia para lembrar e agradecer nossos lutadores, celebrar a luta pioneira e solidária que continua sem arrefecer, fortalecer vínculos dentro da comunidade gay, enfrentar e superar divergências e preconceitos internos, tratar de nossa diversidade, elevar a autoestima e consciência política de homossexuais masculinos; e destacar a importância de políticas públicas para o segmento.”

Luiz Mott, que completa este ano 42 anos de ativismo, falou da importância do Dia da Afirmação Gay. “Fundamental termos esse espaço para, por exemplo, valorizar tudo que fizemos e fazemos no ativismo e não só, mas também nas artes, na economia, na política, no jornalismo, nas ciências. E o recado é muito poderoso: afirmar-se significa estar fortalecido para ser quem se é, sem medo do ódio, da incompreensão e da ignorância.”

Dupla homenagem-A data, anunciada em 2021 e celebrada pela primeira vez este ano, tem referências a dois marcos da luta gay por cidadania e respeito.

Vinte e oito de fevereiro de 1980 é o dia de fundação do Grupo Gay da Bahia (GGB), entidade ativista arco-íris mais antiga em atuação na América Latina e protagonista de conquistas várias tais como a despatologização da homossexualidade no Brasil em 1985.

O nome da data é resgate histórico e reverência ao pioneiro Somos — Grupo de Afirmação Homossexual, nascido em São Paulo sob ação do escritor João Silvério Trevisan. O coletivo enfrentou a ditadura militar na luta pela cidadania do segmento.

A ação não vai se limitar ao 28 de fevereiro. Ao longo do ano, nas redes sociais, serão publicadas informações e textos sobre gays de destaque em diversas áreas, direitos, história do ativismo nacional e mundial e denúncias de falta e falhas de políticas públicas para homens homossexuais.

Para vê a relação das pessoas que assinaram o manifesto (Veja Aqui) 

Para acompanhar as programações que irão ocorrer durante o ano, basta vê demais outras informações nas redes sociais da Afirmação Gay,Instagram,Facebook,Twitter.Foto:Divulgação

Comentários