De 'Envolver' a 'Girl from Rio', Anitta tentou emplacar hits no exterior e chegou lá

Não é de hoje que Anitta, uma das maiores estrelas da música brasileira atual, investe no mercado internacional cantando em português, espanhol e inglês. Numa entrevista à revista americana Billboard, ela disse, inclusive, que se sente como se tivesse três carreiras diferentes.

"No Brasil, o público gosta de se sentir próximo dos artistas -tem uma intimidade, como se o artista fosse seu amigo. Na América Latina, é um pouco machista. É sobre o que os homens querem e letras que fazem você se sentir poderoso, como heróis. Nos Estados Unidos, os ouvintes gostam de se sentir 'cool', eles querem parecer 'cool'. São três mundos diferentes, e sinto como se tivesse três carreiras diferentes."

Mas, desde que a cantora começou sua investida no mercado estrangeiro, nem tudo foi um sucesso. "Girl from Rio" não chegou às paradas como esperado, e canções como "Faking Love" também não animaram muito o público.
Com "Envolver", a aposta da brasileira parece ter vingado. A canção em espanhol, que viralizou com dancinhas no TikTok, chegou à nona posição no Spotify e fez da cantora a primeira brasileira no top dez global da plataforma de streaming.

Antes do sucesso de "Envolver", a música de Anitta mais bem colocada no Spotify era "Vai Malandra", de 2017, que chegou a 18ª colocação. "Envolver" está ainda no top dez de Brasil, México, Equador, Panamá e Peru. No YouTube, o clipe da música ultrapassou 58 milhões de visualizações.

Abaixo, relembre as músicas que a artista tentou emplacar nos últimos anos.
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GIRL FROM RIO-A música, com um sample de "Garota de Ipanema" em meio a batidas suaves de trap, é uma das apostas da cantora no mercado americano.

As promoções do single, lançado há menos de um ano, incluíram apresentações em conhecidos programas de TV daquele país, como Today Show e Jimmy Kimmel Live, além da premiação Video Music Awards, o VMA, da MTV, uma das mais importantes da indústria musical, e até em uma festa de fim de ano promovida pela cantora Miley Cyrus.

Acumulando 40 milhões de visualizações no YouTube, quase 60 milhões de reproduções no Spotify e com uma capa que foi recriada milhares de vezes por páginas da internet mundo afora, é possível dizer que foi uma de suas apostas mais acertadas, ainda que não tenha emplacado como hit.

A música entrou na lista Billboard 200 na posição de número 164 e rendeu um remix com o rapper americano DaBaby, mas sem tanta projeção quanto a versão original.

FAKING LOVE-A "garota do Rio" também apostou em parcerias com artistas americanos em "Faking Love", um pop que mira a linha de Beyoncé e Rihanna, mas com batidas mais próximas do reggaeton e do próprio funk. Cantada em inglês ao lado da rapper Saweetie e lançada também no ano passado, não emplacou nas paradas.

ME GUSTA-O single da cantora que teve um dos melhores desempenhos nas paradas globais foi "Me Gusta", de 2020, com participação da rapper americana Cardi B, nome de peso nos Estados Unidos, e do porto-riquenho Myke Towers. Com letras em inglês e espanhol, mistura elementos de pagode e do funk carioca a um pop latino.

Entre as cinco músicas de Anitta que chegaram à lista Billboard 200, "Me Gusta" alcançou o 37º lugar, sua melhor posição, e passou seis semanas na parada. Foi também sua primeira música a entrar para o Hot 100, que mede as músicas mais ouvidas, na 91ª posição. Ao lado de "Envolver", é um de seus trabalhos que conseguiu emplacar nos últimos anos.

Essa é também uma de suas canções mais ouvidas no Spotify, com 160 milhões de reproduções. O hit também rendeu uma apresentação -remota, por causa da pandemia- no The Tonight Show, popular talk show americano do apresentador Jimmy Fallon.

BOYS DON'T CRY-"Boys Don't Cry" foi o single em que Anitta mais apostou para chegar ao ouvinte americano. O pop radiofônico vem na esteira do que vem fazendo sucesso nos Estados Unidos nos últimos anos e tem produção de um peso-pesado, o sueco Max Martin, que já trabalhou com quase todo mundo no universo pop, de Lady Gaga a Ed Sheeran, de Adele a Katy Perry. Anitta chegou, aliás, a apresentar a música no programa de Jimmy Fallon.

A música remete aos anos 1970 e 1980, na esteira do que vêm fazendo The Weeknd -outro produzido por Martin- e Dua Lipa. "Boys Don't Cry" também se juntou ao rol de canções que parecem resgatar o pop punk 15 anos depois do auge do movimento -até com a própria Avril Lavigne, que bombou nos anos 2000 com esse estilo, retornando às origens em novo disco.

ENVOLVER-Anitta parece ter finalmente decolado nas paradas de sucesso com essa canção em espanhol. Um dia depois de bater seu próprio recorde e chegar à 17ª posição do top 20 global do Spotify, a artista se tornou a primeira brasileira no top dez global da plataforma.

Talvez todo esse sucesso, aliás, seja resultado de mais uma dancinha de TikTok, que tem alterado a indústria musical. A coreografia que Anitta fez em seus shows para a canção viralizou na plataforma, com uma série de influenciadores imitando a brasileira. Por aqui, até Ana Maria Braga, apresentadora do Mais Você, na Globo, entrou no jogo e fez o movimento no seu programa, com o ex-BBB Gil do Vigor.Folhapress/Foto:Getty Images

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