Senador Jean já trabalha no relatório setorial de Minas e Energia para o Orçamento de 2022

O Senador Jean (PT-RN) já começou a trabalhar com o relatório setorial de Minas e Energia do Projeto da Lei Orçamentária de 2022. O parlamentar, que é integrante da Comissão Mista de Orçamento (CMO), foi designado para o papel após um acordo entre os integrantes do colegiado.

“Os investimentos em geração e distribuição de energia são fundamentais em um país que quer e precisa crescer. A energia é a base tanto da produção industrial quanto do conforto dos lares brasileiros”, ressalta Jean.
“É preciso investir na produção de energia a partir de matrizes energéticas diferenciadas, aproveitando o potencial que temos e gerando energia de fontes limpas e renováveis, com baixo impacto ambiental, como os ventos, o sol e as águas marinhas”.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022, aprovada pelo Congresso Nacional, já prevê que as agências financeiras oficiais devem priorizar o financiamento de projetos que ampliem a geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis.

“Precisamos fazer com que esses recursos cheguem até o produtor a custo baixo”, explica o Senador. Ele acrescenta: “o governo não tem um projeto de geração de energia para o país e, por isso, nos encontramos à beira de um apagão e com as contas de luz das donas de casa nas alturas”.

Para 2022, Jean vai ser responsável por definir as verbas para investimentos em 35 estatais do setor. Apenas em emendas já solicitadas por parlamentares somam cerca de R$ 850 milhões em recursos destinados a empresas e órgãos do Poder Executivo que devem ser acomodados dentro dos valores disponíveis nos cofres do governo federal para o ano que vem.Foto:Divulgação

Comentários