Governo do RN firma parcerias para fortalecer bordados do Seridó

Como parte da política de apoio aos pequenos e microempreendedores do Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra firmou neste sábado (18) parceria com a Prefeitura de Timbaúba dos Batistas para construção de dois galpões destinados aos artesãos do município e cessão do Mercado do Artesão.

O Governo do RN vai investir, com recursos próprios, R$ 400 mil na construção dos galpões industriais. A prefeitura entra com o terreno e uma contrapartida de R$ 90,3 mil. Os galpões vão dar mais visibilidade e ampliar as oportunidades de comercialização da produção.

Ao assinar o protocolo de intenções dos galpões e o termo de cessão do mercado, a governadora saudou as parcerias para fortalecer a atividade em Timbaúba. "É um pleito mais que justo porque trata do presente e do futuro. 
A construção dos galpões significa criar condições para fazer florescer e brilhar essa atividade tão bonita e importante". Fátima disse que ficou encantada a Mostra de Bordado de Caicó, exposta no início do mês no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) no Rio de Janeiro, onde estavam expostas 200 peças.

Em Timbaúba, 800 pessoas, o equivalente a 35% da população, vivem do bordado, a quase totalidade são mulheres. No Seridó, são aproximadamente 2.700 distribuídas em 12 cidades. Para 40% delas, o bordado já é a principal fonte de renda da família. A atividade é tão importante para a economia municipal que a secretária de Cultura, Esportes, Lazer, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Salmira Torres disse que é "preferível uma seca do que uma crise no bordado." Ela aproveitou para solicitar incentivos ao bordado de Timbaúba.

A governadora disse que isso será feito em 2022, através de emenda parlamentar do deputado Francisco Medeiros, complementada pelo governo do Estado.

Fátima Bezerra também entregou barracas padronizadas do projeto Feiras da Agricultura Familiar, anunciou a entrega de implementos agrícolas; visitou um posto de saúde da prefeitura e a Escola Estadual Basílio Batista. Ela anunciou a destinação de duas viaturas policiais para reforçar a segurança no Seridó, uma para Timbaúba e outra para Jardim de Piranhas.

"Esses galpões servirão de oficina de costura, de apoio logístico para o artesanato, de showroom do que temos de mais bonito", afirmou o prefeito Ivanildo Albuquerque Filho, destacando outras parcerias com o governo do Estado para melhoria da infraestrutura do município.

Selo de Qualidade

Timbaúba está inserida na "Rota do Bordado", juntamente com Caicó e outras dez cidades da região. As bordadeiras da região conquistaram há pouco mais de um ano um certificado de qualidade, o "Bordados de Caicó", um selo de Indicação Geográfica, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O selo é um diferencial para criar identidade e abrir novos mercados para o artesanato potiguar.

A principal característica do bordado do Seridó é que ele é um trabalho artesanal, feitos em máquinas de costura de pedal, sem uso da informática, explicou o analista técnico do Sebrae/RN, José Rangel de Araújo. "O nosso bordado tem como origem a Ilha da Madeira e era feito para uso familiar. A comercialização começou cerca de 70 anos atrás", informou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, disse que a governadora Fátima Bezerra, o prefeito Ivanildo Filho e o Sebrae "estão dando brilho a essa riqueza incomensurável." Os galpões - disse ele - vão abrigar 40 pessoas, cada um deles, que poderão trabalhar com segurança e conforto.

Artesanato

As bordadeiras de Timbaúba dos Batistas são reconhecidas nacionalmente pela alta qualidade dos trabalhos produzidos no município. Entre os trabalhos produzidos no município, destaque para a toalha colocada sobre a mesa do Papa Bento XVI, durante a visita do pontífice ao Brasil em 2007.

Acompanharam a governadora os secretários estaduais Iris Oliveira (Sethas), Jaime Calado (Sedec) e Alexandre Lima (Sedraf); os adjuntos Silvio Torquato (Sedec) e Marcelo Júnior (Sape); o deputado Francisco do PT, representando a Assembleia Legislativa. Representando Timbaúba dos Batistas, tomaram parte na solenidade: o prefeito, Ivanildinho, o vice-prefeito, Wellington Cruz e a secretaria de cultura esporte e desenvolvimento, Salmira Torres.

Participaram ainda o diretor do Sebrae/RN, João Hélio e o analista técnico, José Rangel de Araújo; prefeito de Jardim de Piranhas, Rogério Couro Fino, e o vice-prefeito, João Alves Filho;prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, e o vice-prefeito, Toinho Santiago; prefeito de São Fernando, Genilson Maia, e o vice- prefeito, Isaque Alexandre; vice-prefeito de São João do Sabugi, Paulo Eduardo; o vice-prefeito de Ipueira, Duduca Leite; o pároco da cidade, Padre Ivanof Pereira; o Pastor José Maria; o coordenador da Casa do Artesão do Seridó, Padre Gerlúcio e a diretora da 10ª Direc, professora Suenira.Foto:Sandro Menezes

Comentários