Governadora Fátima Bezerra entrega medalhas do Mérito Potiguar do Desenvolvimento Econômico

A governadora Fátima Bezerra entregou nesta sexta-feira (3), ao lado do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, a medalha do Mérito Potiguar do Desenvolvimento Econômico a empresários, agentes públicos, pesquisadores e membros da sociedade civil que se destacaram em 2021 promovendo o desenvolvimento econômico e geração de empregos no Rio Grande do Norte. 

Realizada pelo terceiro ano consecutivo, a homenagem foi feita a 25 personalidades durante evento solene na sede da Federação das Indústrias do RN (Fiern).

"É uma homenagem simples, mas uma homenagem de coração, porque o Governo reconhece o papel relevante que a iniciativa desempenha no contexto de desenvolvimento econômico e social. Eu sempre tenho dito, quem gera emprego é a iniciativa privada e o governo é para apoiar", disse a governadora Fátima Bezerra.
O secretário Jaime Calado enfatizou o importante papel do desenvolvimento econômico, com reflexo direto no bem estar social e na qualidade de vida da população, e agradeceu aos homenageados da noite. "Muitos falam em desenvolvimento, vocês fazem. Fazem com as mãos, fazem com o coração, fazem com a alma. Vocês inspiram os outros. Vocês lideram pessoas no que fazem, e fazem um bem enorme para o nosso estado. E o Estado está aqui agora para agradecer, para reconhecer, para enaltecer perante toda a sociedade o bem que vocês fazem".

O clima que tomou conta do evento foi de esperança. Após um período difícil enfrentado pelos empresários durante o auge da pandemia de covid-19, o sentimento de gratidão pelo apoio do Estado, em especial aos programas de incentivo, grandes responsáveis pela manutenção das empresas e dos empregos nesse período, foi externado pelos empresários de diversos setores contemplados com o prêmio.

A diretora administrativa da Becker, Kátia Harrop, declarou que o Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Econômico (Proedi) foi essencial para que a fábrica mantivesse as portas abertas durante a pandemia, fornecendo para o mundo todos seus produtos de limpeza, entre eles, o álcool em gel.

"Realmente sem o Programa ia ser difícil termos passado pela pandemia. Graças ao Proedi não tivemos nenhuma dispensa de funcionário. Ao contrário, aumentamos a quantidade de funcionários. E realmente, a governadora chegar perto e ver a necessidade do empresário, que precisa do Estado, foi muito importante", disse.

O agradecimento pelo respiro proporcionado pelo Proedi seguiu entre a fala de diversos homenageados da tarde, como na de José William, presidente da Indústria e Comércio Sabão Guarani, que contou sobre os investimentos proporcionados pelo Programa em sua fábrica, e João Leal, diretor-presidente da Armil Mineração, que reconheceu o grande suporte prestado pela Sedec sob a liderança da governadora. 

"Empreender nos dias de hoje não é uma tarefa fácil, mas quando se tem o apoio de um governo e de um órgão como a Sedec, torna-se uma atividade menos árdua", disse ele.

O diretor industrial da Guararapes, Jairo Amorim, agradeceu e lembrou que a governadora Fátima Bezerra apoiou a empresa desde a primeira semana de gestão. Ele estendeu a homenagem ao "ídolo", fundador do Grupo Guararapes, Nevaldo Rocha, o qual também foi agraciado com a medalha do Mérito Potiguar na primeira edição da cerimônia, em 2019.

"Ele abandonou a casa paupérrima no interior do Rio Grande do Norte para vir a Natal, com apenas doze anos e umas moedinhas no bolso, atrás de um único emprego, e nos deixou ano passado, durante a solidão da pandemia, deixando mais de 40 mil funcionários e colaboradores diretos, dos quais o Rio grande do Norte é o maior beneficiado com mais de 12 mil", destacou.

Confira os nomes dos homenageados:

André Luciano Sudário Prado - Presidente da Júnior Achievement do RN

Cicília Raquel Maia Leite - Reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Eduardo Queiroz Monteiro - Diretor Presidente da Usina Estivas

Fátima de Lima Torres - Presidente da UNICAFES/RN

Fernando Luiz Gonçalves Bezerra - Empresário da construção civil

Francisco Canindé de Araújo Silva - Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Sociais

Francisco Vilmar Pereira - Presidente da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM)

Jair Paulino Maia - Empresário Varejista

Jair Urbano de Queiroz - Vice-Presidente da FECOMÉRCIO

Jairo Amorim - Diretor Executivo Industrial da Guararapes Têxtil

João Leal Eulálio - Diretor Presidente da Armil Mineração

José Cordeiro de Lucena Neto - Presidente da CDL/Natal

José Daniel Diniz Melo - Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

José Roberto Nogueira - Fundador e Presidente da BrisaNet e da Nossa Fruta

José William Geraldo de Queiroz - Presidente da Indústria e Comércio Sabão Guarani Ltda

Katia Harrop Galvão da Fonseca - Diretora Administrativa das Indústrias Becker

Leonlene de Sousa Aguiar - Presidente do IDEMA

Mário Orestes Aguirre Gonzalez - Pesquisador e Professor de Ensino Superior

Professor Miguel Nicolelis - Fundador Presidente do Conselho do Inst. Santos Dumont

Paulo Vasconcelos de Paula - Presidente da Sociedade Potiguar de Educação (SPEL)

Pedro Gilson Dias de Araújo - Presidente da Associação dos Proprietários de Barcos de Pesca (ASPERN)

Rita Saldanha Dantas dos Santos - Diretora da Escola Única Master

Robert Klein - Diretor da Voltalia Energia do Brasil

Rodrigo Diniz de Mello - Diretor do Instituto Senai de Inovação

Roberto Sérgio Ribeiro Linhares - Diretor Presidente da CAERN.Foto:Sandro Menezes

Comentários