Senador Jean visita laboratório de indústria 4.0 do Senai-SP e Nokia

O Senador Jean (PT-RN) terminou, nesta sexta-feira (26), as visitas técnicas aos principais centros e empresas de tecnologia 5G, em São Paulo. A série de visitas foi encerrada com o OpenLab - Planta Industrial 4.0 do Senai, criada em parceria com a empresa Nokia, em São Caetano do Sul.

O OpenLab foi desenvolvido para auxiliar e acelerar a capacitação de profissionais nas metodologias e tecnologias de suporte à Indústria 4.0. Ele visa através da tecnologia 4G e 5G aumentar a produtividade para a indústria e desenvolver tecnologia nas áreas de mobilidade, saúde e serviços públicos.

A planta modelo permite o acesso remoto ao laboratório por outras unidades do Senai-SP ou mesmo da casa de alunos e professores, por meio do uso de ferramentas de colaboração e acesso remoto com segurança. Também apresenta diversos casos de uso para o ambiente industrial, como o uso de equipamentos de realidade aumentada, fabricação flexível com o suporte de robôs autônomos além de gerenciamento de ativos.
“É impressionante a revolução e integração que a Tecnologia 5G fará com a indústria 4.0. O OpenLab mostrou um pouco dessa experiência que teremos nos próximos anos”, afirmou o Senador Jean. “Como parlamentar é importante criarmos políticas públicas inclusivas para a tecnologia 5G no Brasil. Queremos um mundo tecnológico inclusivo para todos, principalmente para mulheres, negros e pessoas de escolas públicas”, completou.

O Senai também tem realizado Cursos de Aperfeiçoamento Profissional para o 5G, que desenvolvem capacidades relacionadas à instalação, configuração e conservação de redes privadas LTE/4.9G, para integração de múltiplos sistemas, seguindo procedimentos e normas técnicas de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho.

“O 5G não representa só o crescimento econômico para o Brasil, mas também significa crescimento social e redução das desigualdades. Queremos aplicar a tecnologia 5G para uso da sociedade e da indústria”, avaliou o CEO da Nokia no país, Ailton Santos

Parceria

Em 2019, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP) e a Nokia anunciaram uma parceria para promover a capacitação e busca de soluções para a indústria 4.0. Neste ano, a instituição participou da realização da primeira ligação em vídeo feita com o 5G standalone, também conhecido como o “5G puro”. O evento foi realizado por meio da parceria entre Senai-SP, Nokia e Ministério das Comunicações

A Nokia acredita que a Indústria 4.0 oferece a oportunidade de aprimorar o trabalho das organizações utilizando tecnologia para digitalizar processos e capacitar os funcionários a desenvolverem novas competências.

De acordo com a pesquisa realizada em parceria com a ABI Research, foi constatado que 74% dos tomadores de decisão do setor de manufatura estão procurando atualizar suas redes de comunicação e controle até o final de 2022, com mais de 90% investigando o uso do 4G e/ou 5G em suas operações.

Cerca de metade dos entrevistados (52%) acredita que a última geração de 4G/LTE e 5G será necessária para cumprir suas metas de transformação.Foto:Divulgação

Comentários