Projeto Bom Domingo teve estreia com expressiva participação da população

O Governo do Rio Grande do Norte deu início na tarde deste domingo (7), no Centro Administrativo, a uma série de atividades culturais, de esporte e lazer, totalmente voltadas para a população. O projeto denominado de Bom Domingo, acontece a partir deste 7 de novembro, das 15h às 20h, sempre no primeiro domingo de cada mês, em parceria com a Band Natal.

Um dos objetivos do Governo é integrar a população ao espaço que reúne as secretarias do Poder Executivo Estadual e que ganhou novos ares com a conclusão da reforma e da execução do projeto de paisagismo, através do Programa Governo Cidadão, finalizados nesta gestão.

O vice-governador, Antenor Roberto, participou da primeira edição do Bom Domingo e elogiou o expressivo número de participantes do evento. “Já nasceu vitorioso. Este é um parque privilegiado, uma região entre bairros da cidade, muito bem estruturado. É a sede do Governo, mas tem uma área verde agregada, então a ideia da governadora é democratizar este espaço, ofertando as atividades de lazer que a população já tinha, mas agora também ofertando programações”.
Os Pets deram o tom do primeiro evento. Diversos tutores levaram seus cachorros para passear no Centro Administrativo. A assistente social, Jacira Soares, trouxe seu cachorro Bob, um Dachshund do pelo longo, que estava bastante animado. “Ele está adorando. Nunca havia visto tantos cachorros juntos em um mesmo local. Não está conseguindo parar quieto”, contou.

Já o funcionário público, João Batista de Lucena, levou o Bastião, seu cão da raça Maltes, para aproveitar um domingo diferente. Ele também aprovou a iniciativa da abertura do Centro Administrativo à população: “a ideia e o espaço são excelentes. Esta inciativa deve ser bem incentivada”, afirmou.

Mas o Bom Domingo não foi somente voltado para os animais de estimação. Houve quem preferisse ficar pela área da praça de alimentação. Foi o caso da bióloga, Daiane Goebert. “Não tenho Pets, mas gostei demais da ideia. Domingo geralmente a gente fica sem ter muito o que fazer. É mais uma forma das pessoas se conhecerem. Achei lindo o projeto”, disse.

No stand do Programa RN + Saudável da Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), os visitantes puderam ter acesso a exposição e distribuição de material educativo, como panfletos, folders, informativos, além da distribuição de preservativos. “Nossas ações são voltadas para a mudança de hábitos, cultura da paz, uma política de equidade e inclusão e de ambientes saudáveis”, explicou a coordenadora do programa, Tereza Freire.

Durante a programação, os presentes também puderam curtir um divertido show de mamulengos, a apresentação da peça "Para onde voam os pássaros e a animação da banda Fuxico de Feira.

O Bom domingo é coordenado pelo Gabinete Civil do Governo do Rio Grande do Norte e conta com a participação de diversas secretárias do executivo estadual: Fundação José Augusto (FJA), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh), Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Subsecretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seec/RN), Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

O secretário-chefe do gabinete civil, Raimundo Alves, também participou do Bom Domingo e gostou do que viu. “Está um sucesso, nossa intenção é movimentar ainda mais este espaço, dar a oportunidade para pessoas mostrarem seus produtos. Este é um espaço aberto para a sociedade”, afirmou.

Realizado em parceria com a Band Natal, um stand do Programa Petzoo, fez uma demonstração de como acontece uma competição de cães na modalidade agility. Os quatro cães treinados, realizaram provas superando diversos obstáculos e demonstrando uma impressionante destreza. A diretora do programa, Jacqueline Cordeiro, explicou que em uma competição real, os animais devem completar todo o circuito no menor tempo possível.

“O evento é um sucesso. Uma coisa maravilhosa, repercussão fantástica. Descobrimos um novo espaço na cidade. Fizemos com que a população conhecesse o Centro Administrativo”, comemorou o diretor geral da Band no Rio Grande do Norte, Carlo Bastos.Foto:Marcelo Soares

Comentários