Governo do RN promove capacitação em ultrassonografia bovina

Com vistas à melhoria genética do rebanho potiguar e ao fortalecimento da bacia leiteira do Estado, o Governo do RN segue promovendo capacitações para os produtores rurais, técnicos e veterinários do RN.

Desta quarta (24) até a sexta-feira (26), técnicos da Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater), Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) e veterinários do município de Cruzeta estão participando de qualificação em ultrassonografia bovina, na Estação Experimental de Rockfeller, em São Gonçalo do Amarante.

A iniciativa faz parte do Projeto de Fortalecimento da Pecuária Leiteira do RN que vem sendo estruturado por meio do Projeto Governo Cidadão e da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), com recursos viabilizados pelo empréstimo junto ao Banco Mundial.
Dentre as ações estão a construção e aparelhagem de unidades de beneficiamento de leite (queijeiras), produção e comercialização de feno, a distribuição de sementes de palma forrageira, a produção de silagem e a compra de equipamentos como tanques de resfriamento de leite coletivo e de veículos.

“Fortalecer a pecuária leiteira vai muito além de adquirir equipamentos, construir unidades de beneficiamento. Precisamos dar condições de trabalho tanto aos produtores como aos técnicos que lidam com o rebanho para que as ações tenham sustentabilidade e mudem de fato o cenário econômico do Estado”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Segundo o analista em Extensão Rural da EMATER-RN, Paulo Ferreira, que está ministrando o curso, "a aplicação da ultrassonografia em bovinos tem o objetivo de identificar as gestações o mais cedo possível, diminuindo o intervalo entre partos e melhorando a produtividade da atividade".

O secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro, completou: “Estamos com um trabalho forte e integrado entre secretarias e autarquias afins na busca pelo fortalecimento da pecuária leiteira. 

Essa qualificação é mais uma ferramenta para o melhoramento genético do rebanho potiguar”, lembrando ainda que além desta qualificação, a ação vem promovendo qualificações em inseminação artificial de bovinos e está estruturando o Centro de Formação de Inseminadores, também na Unidade da Fazenda Rockfeller, e adquirindo kits de inseminação para serem disponibilizados às organizações rurais que tiverem seus beneficiários treinados.Foto:Divulgação

Comentários