Gestora do Parque das Dunas é eleita presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

A gestora do Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alvez”, Mary Sorage, foi escolhida como presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CN-RBMA). 

A eleição aconteceu nesta terça-feira (23), durante o Encontro Anual da RBMA, no Auditório Luiz Esteves, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Na ocasião, também foi eleito como vice-presidente do Conselho, o secretário-executivo da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará, Fernando Bezerra.

Durante o encontro, a representante do Idema participou das discussões sobre a missão da Reserva da Biosfera, que visa contribuir de forma eficaz para o estabelecimento de uma relação harmônica entre as sociedades humanas e o ambiente na área da Mata Atlântica. As funções da RBMA baseiam-se na conservação, desenvolvimento sustentável e também na produção e difusão de conhecimento.
A Reserva da Biosfera é um instrumento de conservação que favorece a descoberta de soluções para problemas como o desmatamento das florestas tropicais, a desertificação, a poluição atmosférica, o efeito estufa, entre outros. 

O bioma Mata Atlântica é uma das florestas mais ricas em diversidade de espécies e ameaçadas do planeta. Atualmente, abrange uma área de cerca de 15% do total do território brasileiro e inclui 17 Estados. Hoje, restam apenas 12% da floresta que existia originalmente.

A gestora do Parque das Dunas falou sobre a importância de enfatizar o valor do Parque das Dunas para todo o Estado do Rio Grande do Norte e contribuir com o trabalho de sensibilização e preservação ambiental, realizado pela Unidade de Conservação há 44 anos.

“Ser nomeada como presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica simboliza um grande desafio e uma responsabilidade para a gestão da conservação da natureza brasileira. Em razão da devastação e das mudanças climáticas que nós enfrentamos, é fundamental a preservação dessas áreas, não somente no Rio Grande do Norte, mas em todo território Nacional”, relatou Mary.

A escolha da gestora do Parque das Dunas representa também o reconhecimento nacional à administração estadual frente à gerência da Unidade de Conservação. O Parque foi declarado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira e é considerado o maior parque urbano sobre dunas do Brasil, exercendo fundamental importância para a qualidade de vida da população natalense, contribuindo tanto na recarga do lençol freático da cidade, quanto na purificação do ar. Seu ecossistema de dunas é rico e diversificado, abrigando uma fauna e flora de grande valor biológico, que inclui diversas espécies em processo de extinção.

RBMA

A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA cuja área foi reconhecida pela UNESCO, em sete fases sucessivas entre 1991 e 2019, foi a primeira unidade da Rede Mundial de Reservas da Biosfera declarada no Brasil. É a maior Reserva da Biosfera do planeta, com 89.687.000 hectares, sendo 9.000.000 ha de zonas núcleo, 38.508.000 ha de zonas de amortecimento e 41.400.000 ha de zonas de transição, dos quais aproximadamente 73.238.000 ha em áreas terrestres e 16.449.000 ha em áreas marinhas, nos 17 estados brasileiros de ocorrência natural do Bioma Mata Atlântica.Foto:Divulgação

Comentários