Núcleo de Atividades Petrolíferas vistoria empreendimentos em Assú e Mossoró

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema-RN), por meio do Núcleo de Licenciamento Ambiental de Atividades Petrolíferas (NUPETR), realizou nesta quinta-feira (28) uma vistoria na Região da Bacia Petrolífera Potiguar, no Campo de Estreito, localizado em Assú.

Na oportunidade, a equipe técnica do Idema identificou uma área desmatada e com focos de incêndio em uma propriedade situada nas proximidades de poços e linhas de surgência de produção da Petrobras. Em razão da ocorrência, os técnicos acionaram a brigada de incêndio da Petrobras para conter as labaredas de fogo.

Segundo a coordenadora do NUPETR, Regina Coeli, a ação é considerada uma infração ambiental. “O proprietário do terreno desmatou a vegetação, sem autorização para supressão vegetal, e além disso queimou o que foi retirado. Essa situação já é considerada uma infração ao meio ambiente, mas ainda é mais agravante, pois estamos falando de região na qual existe a exploração de petróleo, o que aumenta, e muito, os riscos de explosão e incêndios de grandes proporções se há o uso descontrolado do fogo”, explicou.
O fogo foi controlado pelos brigadistas da Petrobras. Já os técnicos do Idema orientaram o proprietário a respeito da proibição de atear fogo, e sobre retirada indevida da vegetação de Caatinga, também será feito relatório com as atividades de campo, a ser encaminhado para equipe de Fiscalização do órgão ambiental para adoção das medidas cabíveis.

Entre as possíveis penalidades previstas estão: notificação, autuação e embargos ao empreendimento. Durante a vistoria, além da coordenadora do NUPETR, Regina Coeli, estiveram presentes os técnicos -bolsistas, Heuzer Bastos e Camila Praxedes.

Visita Técnica ao Aterro da Petrobras e ao Galpão da Biopilha

Na quarta-feira (27), a mesma equipe de Campo do NUPETR/Idema fez uma visita técnica às instalações da Petrobras, no Aterro do Campo de Produção de Canto do Amaro, localizado entre os município de Mossoró e Areia Branca, e também no Galpão da Biopilha, empreendimento que tem a gestão compartilhada com a empresa Renova Ambiental.

As visitas ocorreram com o objetivo de avaliar as condições dos dois empreendimentos para contribuir com as análises ambientais dos processos de renovação das licenças de operação. Os dois locais apresentaram condições satisfatórias para o prosseguimento das análises.

Acompanharam a visita, representando a Petrobras, a gestora de resíduos da Infotec, Raissa Fernanda, e pelo coordenador de operação da Renova Ambiental, Marcel Filgueira.

Galpão da Biopilha

O local faz o tratamento por biopilha, que é uma técnica de remediação de solos contaminados por hidrocarbonetos que em contato com o ambiente são altamente poluentes. O tratamento por biopilha acontece através do estímulo da atividade microbiana, sendo que diversas condições são otimizadas para obtenção de melhores resultados do processo, tais como: aeração, controle de umidade e adição de materiais para melhorar a estrutura do solo e nutrientes.

O Aterro

O Aterro do Campo de Produção de Canto do Amaro está situado em área que compreende aproximadamente 127 km2; que concentra mais de 1.600 poços de petróleo em exploração no município de Mossoró-RN e encontra-se inserida na Microrregião Geográfica de Mossoró, na porção mais oriental do Nordeste do Brasil, a Bacia Potiguar. O aterro tem por finalidade servir de destino adequado para os resíduos de hidrocarbonetos produzidos pela Petrobras.Foto:Divulgação

Comentários