Consumo das famílias brasileiras cresceu 4,84% em julho, diz ABRAS

O consumo das famílias brasileiras aumentou 4,84% em julho deste ano na comparação com junho, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (9) pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Entre julho de 2021 e julho de 2020 houve queda de 1,15%.

Este foi o segundo recuo no consumo registrado neste ano. Em junho, o Índice Nacional de Consumo das Famílias nos Lares Brasileiros já havia detectado baixa de 0,68% na comparação com o mesmo mês do ano passado. De janeiro a julho houve acumulado positivo de 3,24%. O resultado contempla todos os formatos de loja do setor - atacarejo, supermercado convencional, loja de vizinhança, hipermercado, minimercado e e-commerce.

De acordo com Marcio Milan, vice-presidente institucional da ABRAS, o crescimento de junho para julho se deve a um conjunto de fatores, como o pagamento de R$ 5,5 bilhões da quarta parcela do Auxílio Emergencial, que beneficiou 26,7 milhões de famílias. 
A distribuição de R$ 1,23 bilhão pelo Bolsa Família para as famílias não elegíveis a receber o Auxílio Emergencial também ajudou a impulsionar o índice. Milan destacou também a geração de 50.977 postos de trabalho gerados no setor em julho e o avanço da vacinação. 

O crescimento sólido e constante do setor também contribuiu para o aumento do índice. Em julho, foram inauguradas 21 novas lojas, 42 foram reinauguradas e 13 passaram por algum tipo de transformação para o melhor atendimento do consumidor.Foto:Pixabay

Comentários