Governo do RN apoia 10ª edição da FliQ

A governadora Fátima Bezerra visitou, na tarde desta quinta-feira (26), a Feira de Livros e Quadrinhos (FliQ), que acontece este ano no Parque das Dunas, em Natal. 

Em sua 10ª edição, o evento segue até domingo de forma presencial e também virtual, entre 8h e 17h, com ampla programação cultural – palestras, debates, cordel, oficinas e lançamentos de livros e quadrinhos. A Fundação José Augusto (FJA) terá estande no evento e vai expor e divulgar obras de autores contemplados pela Lei Aldir Blanc.
“O Governo do Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto junto com o Idema, é parceiro da FliQ. É uma alegria perceber a redução da pandemia e graças a Deus ver a FliQ voltar. 

A feira significa incentivo à leitura, à literatura potiguar, aos quadrinhos. É uma forma de prestigiar autores, além de potencializar aquilo que é fundamental: a cultura e a arte de Natal e do Rio Grande do Norte”, disse a governadora, professora Fátima Bezerra, que esteve acompanhada de Crispiniano Neto, diretor da FJA e Leon Aguiar, diretor do Idema.

De volta ao calendário anual, a FliQ teve a nona edição realizada ainda em 2019, antes da pandemia causada pelo novo coronavírus. Neste ano, o espaço foi preparado para receber visitantes com segurança, respeitando todas as medidas e protocolos de prevenção ao coronavírus, como distanciamento, uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool em gel. 
“A Feira é realizada em um momento especial, no qual já estávamos há mais de um ano e meio sem sair de casa. Com este espaço, estamos conseguindo vencer os desafios e fomentar a cultura no estado”, explicou Osnir Damásio, coordenador da feira.

Homenagem

Durante a abertura da 10ª edição da FliQ, na tarde desta quinta-feira, organizadores do evento, amigos e escritores homenagearam Erileide Rocha. Erileide faleceu em decorrência da covid-19 em junho deste ano. 

Ela fazia parte do quadro da Secretaria Estadual da Educação, onde desenvolvia trabalho de incentivo à leitura e à modernização das bibliotecas das escolas públicas estaduais, conforme lembrou a secretária adjunta da Educação do RN (Seec), Márcia Gurgel. A servidora era coordenadora do Núcleo do Livro, Leitura e Biblioteca da Secretaria Estadual de Educação.

“A melhor forma de homenagear pessoas como Erileide é fortalecendo cada vez mais a leitura, o livro e a literatura, por toda dedicação dela a esta causa. Ela se parecia com a FliQ e a FliQ parecia com ela, aliás onde estava o livro, onde estava a leitura, estava a Erileide. Na defesa do PROLER (Programa de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Norte), na defesa pelo livro e pela leitura”, disse a governadora para acrescentar: “mais do nunca estamos precisando falar de livro, de literatura. Nós temos o dever de trabalhar nesta causa. Que as sementes que Erileide plantou em prol do livro germinem, nos inspirem cada vez mais.”

Convidada para a abertura da FliQ, a escritora e professora Salizete Freire se emocionou ao lembrar do empenho de Erileide em defesa pela educação do estado. “Chegar a esta feira sem ver aquele sorriso foi difícil. Eri defendia o melhor estande, o melhor banner, sempre escolhia um espaço para receber os professores. 

É muito difícil em não encontrar o seu olhar neste espaço hoje”, lamentou a escritora, que esteve acompanhada de Adriano Gomes, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ainda estiveram presentes na inauguração da FliQ, a secretária adjunta Socorro Batista (GAC), a subsecretária Laíssa Costa (GAC) e o diretor da FJA, Fábio Lima.Fotos:Sandro Menezes

Comentários