Governo dialoga com Igreja e prefeitura para fomentar turismo religioso em Assu

A governadora Fátima Bezerra visitou, no final da tarde desta sexta-feira (06), a imagem de Irmã Lindalva, na comunidade Malhada da Areia, às margens da antiga Lagoa de Piató, onde será construído o santuário para devoção à santa assuense.

Beatificada pelo Vaticano, a religiosa é considerada mártir, pois em 1993 foi morta a facadas por um interno de um abrigo na Bahia, onde ela trabalhava. O assassino estava obcecado pela freira, que não se interessou por seu algoz e manteve seus votos de castidade.
"Da parte do governo do estado, temos toda disposição e sensibilidade para apoiar essa iniciativa, que além de incrementar o circuito religioso, também ajuda a promover a interiorização do turismo, conforme tem sido um dos objetivos da nossa gestão", disse Fátima. Ela afirmou que o Estado apoiará no aspecto da infra-estrutura e citou como exemplos as possíveis parcerias para construção da rodovia de acesso, ação cobrada pelo bispo diocesano Dom Mariano Mazzana.

A área onde o santuário será construído, no entorno da imagem de Irmã Lindalva, compreende 17 hectares, sendo que uma parte (2 hectares) é de responsabilidade da Diocese de Santa Luzia. "Não podemos admitir encontrar porteiras fechadas no caminho para chegar até aqui", disse Dom Mariano, referindo-se ao trecho de 5 km entre a BR-304 e a lagoa.

A prefeitura, conforme observou o prefeito Gustavo Soares, está empenhada no processo de desapropriação e regularização fundiária dos terrenos ao redor. O gestor também se comprometeu a investir na construção da estrada. "Nossa ideia é transformar esse espaço em um polo de turismo religioso", disse.

Incentivador do projeto, o deputado estadual George Soares defendeu a parceria entre os entes, para fortalecer a concretização do santuário. "Nossa luta agora é pela construção da Estrada de Irmã Lindalva, que ligará a BR-304 à comunidade de Malhada da Areia, em Assu. Estamos intermediando a pactuação do Governo, prefeitura e Igreja para transformar esse local em um ponto de turismo religioso, para que todos possam conhecer a história da nossa santinha de Assu, Irmã Lindalva", disse.

Integraram também a comitiva oficial o vice-governador Antenor Roberto; o secretário de Estado Aldemir Freire (Planejamento e Finanças); a assessora do Gabinete Civil, Inês Almeida; a vice-prefeita de Assu, Fabielle Bezerra; e os padres Flávio Forte (paróquia Santa Luzia/Mossoró) e Carlos Ítalo (paróquia de São João Batista/Assu).Foto:Raiane Miranda

Comentários