Cáritas propõe ampliação de parcerias com o governo do RN

Representantes da Cáritas de Natal, Mossoró e Caicó foram recebidos nesta quinta-feira (05) pela governadora Fátima Bezerra, a quem apresentaram propostas de ampliação das parcerias em ações voltadas para atendimento das populações do Rio Grande do Norte em situação de vulnerabilidade, no âmbito da segurança alimentar e da geração de renda. A Cáritas atua no Rio Grande do Norte há mais de 70 anos.

A primeira delas foi constituída em 1950 na cidade de Caicó; depois vieram às de Natal e de Mossoró. As três trabalham na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário, bandeiras defendidas pela atual administração.
A governadora elogiou o trabalho realizado pela instituição, que é o braço social da Igreja Católica, ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e reforçou o compromisso no fortalecimento de políticas voltadas para a inclusão social. 

"É muito importante e gratificante para nós as parcerias. No contexto da pandemia, por exemplo, conseguimos desenvolver várias ações como a doação de cestas básicas, a distribuição de máscaras, o atendimento aos idosos. Nossa orientação é avançar nas parcerias", adiantou a governadora.

O diretor-presidente da Emater, César Oliveira, lembrou que somente no Programa de Aquisição de Alimentos já foram investidos R$ 5 milhões. "Distribuímos quase 150 mil kits de alimentos para escolas, creches, CRAS e a rede hospitalar estadual, grande parte deles durante a pandemia.”

"Foi por saber da sensibilidade da governadora nessas questões que trouxemos essa proposta [de ampliação das parcerias] para dialogar e ver o que podemos fortalecer não apenas na questão emergencial, mas também nas ações permanentes", disse a professora Rejane Souza, diretora da Cáritas Natal, que atua na área territorial da Arquidiocese, que também propôs parcerias em programas voltados para a juventude.

A secretária-executiva da Cáritas Brasileira Nordeste 2, Neilda Pereira, falou da expectativa de desenvolver uma ação envolvendo as três Cáritas do Rio Grande do Norte em projetos estruturantes. "Também trabalhamos com parceiros internacionais, e juntar Caicó, Mossoró e Natal em ações com o Governo do Estado seria muito importante para as comunidades que estão sendo acompanhadas por nós."

Também participaram do encontro, realizado na sala de reuniões da Governadoria, a secretária Iris Oliveira (Sethas); a subsecretária do Gabinete Civil, Laíssa Costa; o subsecretário da Juventude, Gabriel Medeiros; o chefe de Gabinete da PGE, Thales Dantas; o padre Ajosenildo Nunes, da Cáritas Natal; o coordenador executivo da Cáritas Caicó, José Carlos Martins.Foto:Raiane Miranda

Comentários