Livro Memórias de Milton Marques de Medeiros – O Menino do Poré- será lançado em outras cidades do Oeste do RN

Em lançamento que aconteceu no último dia 9 deste na segunda maior cidade do estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, o livro Memórias de Milton Marques de Medeiros-O Menino do Poré.

O livro conta a história do médico e empresário, Milton Marques de Medeiros que ganhou uma autobiografia em memória, e que se vivo fosse, faria oitenta e um anos de idade.

A obra é fruto do trabalho de pesquisa da jornalista e escritora mossoroense, Lúcia Rocha, quando esteve cuidando de toda a produção de textos escritos pelo homenageado, ou seja, trata-se de seu histórico de vida, publicado durante quinze anos em coluna semanal, DéJà Vu, na Gazeta do Oeste, bem como o que falou em entrevistas a emissoras de rádio e televisão.
O livro contém quase duzentas páginas, escrito na primeira pessoa e em ordem cronológica. Discreto, Milton Marques de Medeiros raramente contava detalhes da sua história e quando o fazia, atendia pedido de amigos e familiares.

Ele nasceu em Upanema, em 1940, à época, uma vila pertencente ao município de Campo Grande. Filho de um tabelião, Francisco Marques, e de uma dona de casa, Maria Luiza Freire Marques, Dona Lelé. Órfão de pai com quatro anos de idade, passou a infância entre a vila e a zona rural, no Sítio Poré, de familiares. Teve uma infância livre, estudando, jogando bola e tomando banho de rio.

Ainda na puberdade, migrou para a casa de parentes na região central de Mossoró, para dar prosseguimento aos estudos. Ao final da adolescência, estudando e já trabalhando, decidiu estudar Medicina e, com a ajuda do irmão, Mário Marques, foi concluir o Científico em escola pública de João Pessoa, obtendo aprovação em Medicina, na Universidade Federal da Paraíba.

Paralelamente às suas atividades escolares e universitárias, Milton Marques trabalhava. Embora estivesse decidido a fazer Medicina, tinha loucura por comunicação, então, foi revisor de gráfica e atuou no jornal O Mossoroense. Trabalhou no comércio de secos e molhados no centro de Mossoró e, na capital paraibana, trabalhou em rádio e movelaria, até ser aprovado em concurso público.

Ao concluir a faculdade, partiu para a residência médica no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Em junho de 1969, de volta a Mossoró, associou-se a alguns médicos e foi pioneiro no tratamento de doenças mentais, inaugurando o único hospital psiquiátrico no interior do Rio Grande do Norte, a Casa de Saúde São Camilo de Léllis, classificado como hospital modelo no Nordeste em psiquiatria, depois municipalizado e recentemente inaugurado como Hospital Psiquiátrico de Mossoró Doutor Milton Marques de Medeiros.

Nos anos 1970, passou a lecionar na UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, tempos depois, também graduou-se em Ciências Jurídicas.

Em 2004, Milton Marques assumiu o cargo de Diretor da Faculdade de Medicina da UERN e no ano seguinte, foi eleito reitor, renovando o mandato.

Milton Marques de Medeiros também exerceu cargos públicos, como presidente do IPE - Instituto de Previdência do Estado - na gestão do governo Lavoisier Maia Sobrinho - e Secretário de Saúde de Mossoró.

Foi presidente da Associação Brasileira de Hospitais, Coordenador Técnico do Departamento de Psiquiatria da Federação Nacional de Saúde, Membro da Comissão de Psiquiatria do Conselho Nacional de Saúde e vice-presidente da Associação Norteriograndense de Psiquiatria.

Milton Marques de Medeiros era um entusiasta do empreendedorismo, passou a investir no ramo do agronegócios e na indústria de cerâmica, tendo sido pioneiro em produção de ovos com a Granja São Camilo, que abastecia a região oeste, atividade que trocou pela indústria salineira.

Na área da comunicação, manteve sociedade com o ex-governador, Tarcísio Maia em emissoras de rádios no interior do Rio Grande do Norte. Anos depois, desfeita a sociedade, mantém uma rede de três emissoras de rádios FM TCM com programação integradas através de fibra óptica TELECOM.

A autora do livro, jornalista Lúcia Rocha acrescentou que brevemente estará acontecendo sessão de autógrafos do livro Memória de Milton Marques de Medeiros-O Menino do Poré- nas lojas da TCM Telecom nas cidades de Felipe Guerra, Apodi e Caraúbas.Foto:Divulgação

Comentários