Em Mossoró, governadora entrega ampla reforma de escola no Assentamento Maisa

Uma nova escola espera os mais de mil alunos da Escola Estadual Gilberto Rola, localizada no Assentamento Maísa, em Mossoró.

Amplamente reformada pelo Governo do Estado, a unidade foi entregue oficialmente nesta sexta-feira (2) pela governadora Fátima Bezerra. O investimento de R$ 3,9 milhões em obras e equipamentos garante conforto e longevidade a uma das escolas de campo mais importantes do Rio Grande do Norte.
“Entregamos hoje uma nova escola, que agora sim está à altura dos nossos professores, servidores e estudantes. A reestruturação garante mais longos anos a esta que é uma das maiores escolas no campo existentes no Estado. Investir na educação é nosso maior compromisso”, disse a professora Fátima Bezerra.

Sem passar por qualquer obra de manutenção há 10 anos, a escola vinha sofrendo com as ações do tempo: a cobertura estava com as telhas quebradas, esquadrias com diversos problemas, piso com fissuras e também problemas elétricos. Agora, um novo e confortável ambiente espera os estudantes no retorno às aulas.

O secretário de Gestão de Metas e Projetos e coordenador do Projeto Governo Cidadão, Fernando Mineiro, destacou que para além de ampliações e reformas, estão sendo feitas verdadeiras reestruturações nas 40 escolas. “Algumas pessoas da comunidade duvidavam que a escola ficaria pronta. Hoje é um momento muito importante porque a Gilberto Rola é a maior escola em assentamento no Estado. O que vemos aqui hoje é uma prova do compromisso da governadora com a educação”, pontuou.
Passaram por serviços 14 salas de aula, seis laboratórios, vestiários, quadra poliesportiva, biblioteca, sala multiuso, área administrativa, cozinha, recreio coberto e os banheiros, que se tornaram acessíveis. Um novo pórtico de entrada também foi construído. Uma das novidades, por exemplo, são os condicionadores de ar, que já estão instalados e eram muito esperados pela comunidade escolar, já que lá as temperaturas se mantêm altas o ano inteiro.

A atual diretora e ex-aluna, Dária Ferreira, se emocionou ao lembrar da jornada até o fim da reestruturação. “Estamos recebendo uma conquista de muitos anos para toda a comunidade Maísa. É uma satisfação enorme ter sido aluna, professora e hoje gestora dessa escola. Agradecemos o olhar sensível que este governo teve com a comunidade do campo e a educação”, destacou.

Filho de pai agricultor e de mãe costureira, nascido e criado na comunidade Jucuri, o vereador Pablo Aires, de Mossoró, elogiou as políticas públicas do governo da professora Fátima Bezerra. "Eu também sou filho do Fies, do Prouni, do Bolsa Família, do Microempreendedor Individual. Pra mim, é emocionante ver uma obra como esta da escola, saber que o governo do Estado tem a sensibilidade de olhar para a zona rural. Que siga assim, porque só a Educação pode levar este país pra frente."

Com a reforma, a escola poderá ampliar sua capacidade para receber até 1680 alunos. Os investimentos foram realizados através do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, executados pelo projeto Governo Cidadão e Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC).Fotos:Elisa Elsie

Comentários