Lançamento do RN+Limpo marca Dia Mundial do Meio Ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, homenageado neste sábado (5), o Governo do Rio Grande do Norte lançou a campanha de educação ambiental RN+Limpo. A cerimônia ocorreu no anfiteatro do Parque das Dunas dentro do último dia da programação da Semana do Meio Ambiente – SEMA 2021.

Realizado pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, em parceria com a startup nacional Circular Brain e a empresa Natal Reciclagem, o RN + Limpo visa engajar entidades públicas, privadas e consumidores finais, no desenvolvimento de ações conjuntas que promovam o descarte de resíduos eletroeletrônicos no estado, através da educação ambiental. 
Para isso, estão sendo instalados coletores distribuídos pela cidade e região metropolitana e a ideia é que se possam expandir para as demais cidades potiguares. Os primeiros coletores estão sendo instalados no Parque das Dunas, em Natal, Cajueiro de Pirangi, sede do Idema e escritórios da Caern.

O vice-governador Antenor Roberto, representando a governadora Fátima Bezerra, ressaltou a importância da pauta ambiental como política pública e ação de toda sociedade. “Falar sobre Meio Ambiente em um momento como este que o mundo enfrenta, e em especial o Brasil, é reafirmar o compromisso público não somente com preservação, mas pensar e agir em favor da restauração, dado o grau de degradação dos ecossistemas que a presença e o desenvolvimento da humanidade têm causado à natureza. 

E nós precisamos romper, cada vez mais, a ideia de que o desenvolvimento se contradiz com a sustentabilidade. Ao contrário, o homem tem buscado encontrar espaços no planeta para produzir riquezas e melhor distribuí-las. Com responsabilidade técnica é possível aliar o desenvolvimento econômico com o desenvolvimento social e sustentável”, afirmou.

Em relação à campanha de logística reversa RN + Limpo, Antenor Roberto disse que o Estado está em consonância com as recomendações dadas pela Organização das Nações Unidas. 

“Promover essa consciência para o descarte correto de produtos que são altamente consumidos em nosso dia a dia é uma forma efetiva de proteger o meio ambiente. O RN + Limpo além de instalar os coletores em áreas de grande circulação da Região Metropolitana vai atuar em segundo momento nas escolas a fim de sensibilizar estudantes e trazer com eles essa força motriz em prol da sustentabilidade”, acrescentou.

“Estamos hoje promovendo uma solução para os resíduos eletroeletrônicos que estão obsoletos. O homem descarta esse tipo de resíduo no meio ambiente, sem ter noção do quanto o afeta. Esse componente traz uma série de elementos nocivos à Natureza, que poderiam estar sendo reintegrados ao processo produtivo industrial e se transformando em novos produtos. O programa ainda acarretará economia para os cofres públicos, tendo em vista que a coleta do material e processamento é efetivado pela iniciativa privada ”, reforçou o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar.

Segundo o relatório The-Global-E-waste-Monitor-2020 publicado pela ONU, cada pessoa no Brasil produz em média 10,2Kg por ano de resíduos eletrônicos. Isto significa que na região metropolitana de Natal são produzidas em média 16.636 toneladas deste resíduo. Segundo o mesmo relatório, menos de 1% é descartado corretamente no Brasil.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O diretor lembrou que, com esta ação, o Governo do Estado cumpre seu papel de fomentar a política de educação ambiental, a partir da construção de parcerias positivas com a iniciativa privada a fim de colaborar para a implantação prática de ações. 

Para a campanha foi elaborada uma cartilha especial, utilizando metodologias de Educação Ambiental, a fim de promover a conscientização ambiental, possibilitando acesso de todos aos conteúdos educativos.

O co-founder da Circular Brain, Fernando Perfeito, apontou que a iniciativa da economia circular vem ganhando força ao longo dos anos. “A campanha é pioneira no Nordeste. E promover esta ação no Rio Grande do Norte comprova que é possível sim, firmar parceria com o poder público para dinamizar e promover resultados para logística reversa e gerar desenvolvimento, através da utilização de processadores locais qualificados como a Natal Reciclagem. 

Outro ponto significativo é abrir oportunidade para empresas do Rio Grande do Norte contribuírem com ações ambientais de resultado positivo. Tratar do meio ambiente hoje não é apenas discutir preservação, mas tudo o que envolve a relação destrutiva do homem à natureza ao longo dos anos”, afirmou.

Autoridades, parlamentares, servidores públicos, acompanharam o evento por meio virtual, através do Instagram do @governodorn e do @idemarn. Na oportunidade, a cultura popular foi representada pelo poeta Wagner Cortez e a poetisa Bia Cortez, ambos de Carnaúba dos Dantas, declamaram cordéis “Fique Ligado Meu Povo” e “Quem Nasce nesse Sertão”, no palco do anfiteatro Pau-brasil. Os artistas fazem parte da Campanha RN+Limpo, que utilizará a linguagem do cordel para incentivar a sensibilização da mensagem para destinação final dos resíduos eletroeletrônicos. Além da presença dos artistas populares, também serão usadas ferramentas educomunicativas com o objetivo de promover o engajamento social e formação cidadã.

A Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte é um dos órgãos estaduais que promoverão ações de divulgação do RN + Limpo com a instalação de 14 coletores nos escritórios espalhados na Região Metropolitana de Natal. Para o gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Caern, Canindé Morais, a importância da campanha é revelada pelo pioneirismo junto à sociedade: “a Companhia tem diversos problemas com o descarte inadequado de resíduos sólidos, por vezes ocorrem obstruções nas redes de esgoto com este tipo de equipamentos como pilhas, celulares e pequenos equipamentos. O descarte adequado vai ajudar a Companhia e a população que poderá contar com pontos fixos para esse tipo de material.”

Segundo a lei federal que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010, a coleta e destinação correta destes resíduos não é uma responsabilidade do poder público, sendo responsabilidade das empresas geradoras (privadas ou públicas) e dos fabricantes no caso de produtos de consumo domiciliar.

O secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), João Maria Cavalcanti, participou da solenidade e apontou a presença do Estado como agente de fortalecimento da preservação ambiental. “Continuaremos firmes com o trabalho responsável em prol do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável do nosso Estado”, disse.

Ao final da cerimônia, foi inaugurada a primeira caixa coletora dos resíduos eletroeletrônicos com a presença de autoridades e executivos das empresas. A população da Cidade de Natal poderá ter acesso ao serviço de coleta domiciliar gratuita ECOZAP (99966-4010), solicitando a sua coleta sem custos, através do site www.rnmaislimpo.com.br

Além dos já citados, também participaram: o reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo; representantes do mandato da deputada federal Natália Bonavides, do senador Jean Paul e do deputado estadual Francisco do PT; o representante da Natal Reciclagem, Jurandi Rodrigues; representante do RN Mais Saudável, Tereza Freire; presidente do SINDRECICLA, Etelvino Patrício; o diretor da Escola Estadual Sebastião Fernandes Oliveira, José Fernandes; o aluno da Escola Estadual Sebastião Fernandes de Oliveira, Edson Gama; o diretor-geral do Itep, Marcos Brandão, e a assessora de gabinete da SEEC, Josileide Silveira. Ainda estiveram presentes equipes do Idema e das demais instituições parceiras. Mais informações: www.rnmaislimpo.com.br Foto:Divulgação

Comentários