Hospital João Machado investe na saúde bucal de pacientes com Covid-19

Na luta pela recuperação de pacientes com Covid-19 nas Unidades de Terapia Intensiva, a importância da atuação dos cirurgiões dentistas vem ganhando destaque, já que o trabalho desses profissionais tem contribuído para reduzir as complicações da doença e antecipar a recuperação dos pacientes.

Dessa forma, o Hospital João Machado, que dispõe de 60 leitos de UTI exclusivos a pacientes com Covid-19, passou a oferecer tratamento odontológico aos internados nessas unidades.

“Implementamos a rotina de higienização oral aos pacientes internados, com o objetivo de manter a cavidade oral limpa, hidratar os tecidos intraorais e detectar focos infecciosos e lesões de mucosa. Dessa forma, contribuímos para a diminuição de infecções respiratórias”, explicou a coordenadora da Odontologia Hospitalar do Hospital João Machado, Rosângela Câmara.
A Odontologia Hospitalar nas UTIs contribui para diminuir o tempo de internação e a necessidade de uso de antimicrobianos, além de ser fundamental na prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), uma doença comum entre os pacientes que estão sob uso do ventilador e é responsável por um alto número de mortes. Estudos apontam que os cuidados com a saúde bucal possibilitam reduzir em 60% os casos de pneumonia associada à ventilação mecânica.

A boca é porta de entrada para microrganismos como fungos, vírus e bactérias. Devido ao longo tempo de internação nas UTIs, os pacientes estão mais suscetíveis a desenvolver lesões traumáticas, candidíase e herpes, por exemplo. Em se tratando de pacientes com Covid-19, uma saúde bucal precária pode agravar ainda mais a doença. Por isso, dentro das UTIs Covid, o cirurgião-dentista exerce um papel fundamental no controle de infecções, nas quais a doença bucal pode ser fator de risco para o comprometimento sistêmico.

Saúde bucal como qualidade de vida-“Entendemos o conceito da Odontologia Hospitalar em seu sentido amplo: ela é qualidade de vida, melhora da autoestima, do bem estar físico e mental, é inclusão social, é saúde. Nós estudamos na faculdade para deixar as pessoas com um sorriso bonito e eliminar a dor. Agora, nas UTIs, estamos atuando para que as pessoas sobrevivam”, relata Rosângela.

Para começar a atuar nas Unidades de Terapia Intensiva do Hospital João Machado, os dentistas, que já atendiam nas enfermarias da psiquiatria, clínica médica e pronto socorro do hospital, realizaram um treinamento, com o apoio da coordenação de Área Técnica de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da equipe de Odontologia Hospitalar do Hospital Walfredo Gurgel.

Odontologia no Hospital João Machado-A Odontologia Hospitalar foi implantada no Hospital João Machado em setembro de 2014. Desde então, a equipe de dentistas do hospital realiza exames clínicos e anamneses, atuando no controle da dor e na infecção de origem odontológica, a fim de estabilizar o quadro odontológico encontrado, e dar condições ao paciente de, após a alta hospitalar, concluir seu tratamento.Foto:Divulgação

Comentários