No encontro virtual do Fórum Nacional de Governadores, realizado nesta terça-feira, 1º de junho, a governadora Fátima Bezerra participou do debate de pautas essenciais para enfrentamento da pandemia da Covid-19.
Entre as discussões, os gestores estaduais destacaram necessidade de intensificação de controles sanitários, de maior disponibilidade de vacinas e também do apelo para que o Fórum dos Governadores possa realizar uma ação junto à Embaixada da China na tentativa de intermediar a aceleração do envio de matéria prima para a fabricação da vacina no Brasil.
Entre as dificuldades enfrentadas no Rio Grande do Norte, a governadora ressaltou a luta para conseguir administrar as ações no combate à doença sem a oferta de recursos.
“Estamos com o sistema saturado, desde a questão dos insumos e principalmente na questão da testagem. Temos que pautar a questão do orçamento. Os estados não têm mais condições orçamentárias de segurar as ações de enfrentamento à Covid-19”, alertou Fátima Bezerra, que esteve acompanhada do vice-governador Antenor Roberto e do secretário estadual da Saúde Pública, Cipriano Maia, durante a reunião.
O governador de São Paulo, João Dória, destacou durante o encontro a aceleração na produção do imunizante da Butanvac pelo Instituto Butantan. O imunizante se trata de outra vacina produzida pelo instituto, mas ainda em fase de testes. Até o momento, o instituto já produziu 7 milhões de doses. O objetivo é, com a aprovação, acelerar o processo de imunização no país.
Segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), o Rio Grande do Norte fechou o mês de maio atingindo a marca de mais de 269 mil casos confirmados de Covid-19. O número de mortes neste dia 1º de junho chegou a 6.149 óbitos confirmados, dos quais 11 ocorreram nas últimas 24 horas.Foto:Raiane Miranda
Comentários
Postar um comentário
Os comentários deste blog estão sujeitos a moderação e não serão publicados: comentário com ofensa pessoal, racismo, bullying ou desrespeito a opinião dos outros e/ou ofensas a outros comentários,e não representam a opinião deste blog.