Governadora defende educação e ciência em lançamento da Conape - RN 2022

A governadora Fátima Bezerra participou nesta terça-feira (22) do lançamento da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE-RN), evento importante que vai acontecer em junho de 2022 e será sediado em Natal, no Rio Grande do Norte.

O lançamento, em formato virtual, aconteceu em audiência pública realizada pela Comissão de Educação, Ciências e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Meio Ambiente e Turismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

A Conape 2022 terá como tema "Em Defesa da Educação, Democracia e Direitos Sociais". Sob caráter mobilizador, de luta e resistência na defesa da democracia, a Conferência vai apresentar um conjunto de propostas relativas à educação nacional, à efetiva implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Sistema Nacional de Educação (SNE), e em defesa da democracia, da vida e dos direitos sociais.
Para a governadora, professora Fátima Bezerra, o lançamento da Conape RN é um passo importante em defesa da educação. “Participo desta luta há muito tempo, fui uma das integrantes e fundadoras do Fórum Nacional em Defesa da Educação que, junto aos Fóruns Estaduais, tem sido mais do que nunca instrumento de luta fundamental em defesa da educação pública”, destacou.

“Apesar de lograr êxitos em outras batalhas que ajudariam a definir melhor os rumos da Educação no Brasil, como foi o caso da aprovação do Novo Fundeb, não podemos assistir tudo isso se perder no mar do retrocesso que estamos vivendo atualmente”, completou a governadora, alertando também sobre os impactos da pandemia no Brasil. “O desprezo à ciência afeta diretamente à vida, assim como afetou também todo o contexto da educação”, concluiu.

Além da participação da Governadora Fátima Bezerra, a audiência pública contou com os deputados estaduais Isolda Dantas (presidente da Comissão de Educação) e Francisco do PT (propositor da audiência), além de representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN), Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas (APES), entre outros.

CONAPE-O tema da Conape 2022 é "Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es". 

O evento propõe mobilizar todos os setores e segmentos da educação do RN, envolvendo movimentos da sociedade civil, instituições e órgãos de governo, para realização das conferências intermunicipais e estadual populares de Educação.Foto:Sandro Menezes

Comentários