Com ajuda de helicóptero, Governo do Estado faz distribuição de vacinas em 3 horas após recebimento

Para manter o ritmo e ampliar a imunização do povo potiguar contra a Covid-19, o Governo do Estado montou uma operação especial de distribuição das vacinas nesta sexta-feira (17). 

Os dois lotes de imunizantes recebidos entre 10h e meio-dia começaram a ser encaminhados aos municípios do Rio Grande do Norte ainda antes das 15h. O estado recebeu um lote com 62.810 imunizantes, sendo 38.610 da Pfizer e 24.200 da Coronavac/Butantan.

Pela primeira vez o trabalho conjunto das secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) contou com o helicóptero Potiguar 01. 
A aeronave foi destacada para levar as vacinas Pfizer e Coronavac/Butantan para as cidades-polo de Mossoró e Pau dos Ferros, de onde sairão para os municípios do Oeste e Alto Oeste Potiguar. As doses chegarão a Pau dos Ferros por volta das 16h20, pousando no Batalhão da Polícia Militar, e em Mossoró chegarão por volta das 17h, no Aeroporto Dix-Sept Rosado.

"Estamos trabalhando para avançar no sentido de garantir o calendário que já anunciamos. O que cabe ao Governo do Estado estamos fazendo para dar continuidade ao processo de vacinação, tanto é que estamos utilizando o helicóptero", destacou a governadora Fátima Bezerra, que acompanhou a decolagem do Potiguar 01 do Centro Administrativo.

Conforme a pactuação entre Governo e municípios, as vacinas serão divididas para atender os públicos de profissionais da educação, trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário, além de continuar a imunização por idade e entre pessoas com deficiência permanente e com comorbidades.
“A professora Fátima Bezerra nos confiou mais esta missão, que é garantir que a população que reside nas regiões mais distantes possa ter o benefício da vacina o mais rápido possível. Para isso, estamos utilizando toda a estrutura que dispomos neste momento. A saúde pública, a vida das pessoas, são o mais importante neste momento”, destacou Francisco Araújo, titular da Sesed.

A operação é parte do esforço contínuo do Governo do Estado para acelerar a vacinação de todos os potiguares. De acordo com a subsecretária de planejamento e gestão da Sesap, Lyane Ramalho, o trabalho é voltado para que até dezembro a população esteja imunizada com as duas doses.

"O lema agora é acelerar a vacina e utilizaremos todas as estratégias possíveis para atingir esse calendário. Hoje, como vimos que as doses poderiam chegar muito tarde em locais mais distantes e os municípios necessitam de agilidade, a Sesed disponibilizou prontamente o helicóptero para que as vacinas alcancem de forma igualitária as cidades e que possam vacinar a população", explicou Lyane Ramalho.

Para as demais regiões, a Sesap e a Sesed mantiveram o sistema de distribuição em viaturas da Polícia Militar e apoio logístico do Corpo de Bombeiros Militar.Fotos:Sandro Menezes

Comentários