Governadora defende união pela Educação no lançamento da Agenda da Aprendizagem

A governadora do Rio Grande do Norte, professora Fátima Bezerra, participou do lançamento da Agenda da Aprendizagem 2021-2022, que reúne os temas considerados prioritários pelos gestores da área para o biênio.

O evento, realizado nesta sexta-feira (16), foi transmitido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados pelo canal oficial da pasta no Youtube e pelo portal e-Democracia.

A agenda é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal e conta com o apoio de organizações da sociedade civil.
No evento, a chefe do Executivo estadual, que falou também em nome do Fórum dos Governadores, destacou a importância do trabalho coletivo entre as esferas públicas para que as medidas no campo da educação tenham seu alcance ampliado. 

“Neste momento de pandemia, o mundo, o Brasil, Estados e municípios exigem uma palavra de ordem para vencermos os desafios históricos para a educação nacional. A palavra de ordem é união entre os Poderes. É Regime de colaboração fortalecido. Assim poderemos avançar”, frisou a professora Fátima Bezerra.

Durante sua fala, a governadora do RN reforçou a necessidade de inclusão dos profissionais da educação no grupo prioritário de imunização da Covid-19. “O compromisso político com a vacinação dos profissionais da Educação é condição fundamental para reconhecer o valor destes profissionais e voltarmos às aulas presenciais em ambiente seguro. A vacinação tem que ser do porteiro ao professor, todos que fazem parte da estrutura das nossas escolas.”

“É Lamentável que o Governo Federal não tenha assumido a liderança do processo de segurança sanitária nas escolas públicas, à mercê dos recursos obrigatórios, hoje insuficientes, e com um único repasse com foco na pandemia, o PDDE emergencial, que não atende às necessidades dos Estados e Municípios”, concluiu a governadora.

O presidente do Consed, Vitor de Ângelo, disse ser fundamental o empenho de todas as esferas. “Os desafios da educação, que já não eram poucos, agora se avolumaram ainda mais em razão da pandemia”, destacou.

AGENDA DA APRENDIZAGEM

Essa é a segunda edição do documento, lançado pela primeira vez no biênio 2019-2020. A novidade é a participação das comissões de Educação da Câmara e do Senado, especialmente pela necessidade de discussão e regulamentação dos temas no Congresso Nacional.

O titular da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN (Seec), professor Getúlio Marques, pontou que esse é um trabalho que terá diversas frentes. 

“A Agenda da Aprendizagem é uma iniciativa que reúne todos os temas que são discutidos desde a base da educação pública, nossas escolas, e que serão temas de muita discussão, como o ensino não presencial, financiamento, ensino integral, entre outros pontos", explicou. O secretário será líder das discussões do eixo da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Profissional e, além de representar o Estado, é vice-presidente da instituição ocupando a vaga do Nordeste.

Para o biênio 2021-2022, foram escolhidos 10 temas prioritários que serão discutidos em frentes de trabalho e grupos de estudo e pesquisa. Esses grupos reunirão representantes das secretarias estaduais e municipais, especialistas, consultores e parlamentares. O objetivo é realizar diagnósticos e encontrar soluções para os principais desafios enfrentados pela educação básica pública.

Um dos temas a serem apresentados como prioritários é o Ensino Híbrido. Ele ganhou destaque durante a pandemia, pela necessidade de ampliação da conectividade e oferecimento de novas formas de ensinar, que ultrapassem as paredes físicas da sala de aula.

O lançamento da Agenda da Aprendizagem foi prestigiado por diversas autoridades, entre elas: a deputada professora Dorinha Seabra, presidente da Comissão de Educação da Câmara; o senador Marcelo Castro, presidente da Comissão de Educação do Senado; Vitor de Angelo, presidente do Consed e secretário de Educação do Espírito Santo; Marcelo Ferreira, vice-presidente da Undime; Mauro Luiz Rabelo, secretário de Educação Básica do Ministério da Educação; e Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Conselho Nacional de Educação.Foto:Divulgação

Comentários