Empreendedor investe na cultura bananeira com tecnologia de mudas da Emparn

O jovem empreendedor rural Herman Lima, do povoado de Santa Fé, localizado na região da cidade de Mossoró,no estado do Rio Grande do Norte, resolveu investir nesse período da pandemia na cultura da bananeira. Para isso buscou orientações no mercado e chegou à Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

“Nunca trabalhei com plantação, mas fiz pesquisas, conheci o laboratório da Emparn ano passado pois tive interesse na cultura da banana. Fiquei satisfeito com o que vi, com a seriedade do trabalho e fiz a encomenda de 200 mudas há dois meses”, disse Lima.
O trabalho de multiplicação de mudas em laboratório foi iniciado em 2007 quando a Emparn implantou, na Estação Experimental do Jiqui, em Parnamirim/RN, um matrizeiro com nove cultivares de bananeira, todas provenientes da Embrapa Fruticultura Tropical. Além do matrizeiro, a Estação recebeu um Laboratório de Biotecnologia, estufa de nebulização e telado.

Utilizando a técnica de micropropagação, as mudas apresentam características elevadas de fitossanidade, precocidade e produtividade, conferindo plantações mais sadias, produtivas e sustentáveis.
A técnica é executada há mais de 10 anos sob a coordenação da pesquisadora Fátima Dutra, mestre em Genética e Biologia Molecular e doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Dotadas de genética e tecnologia, as mudas permitem a reprodução em larga escala durante qualquer época do ano e, assim, apresentam alta produtividade. As mudas são tolerantes ao mal-do-Panamá, além de serem resistente às pragas Sigatoka-amarela e à Sigatoka-negra.

Os interessados em adquirir mudas de banana, das variedades BRS Princesa e Pacovan podem fazer encomendas pelos seguintes contatos: (84) 98852-4735 (ligações e zap) ou (84)3232-5864.Fotos:Emparn

Comentários