Codeplan divulgará amanhã o retrato do consumo de água no DF pós a crise hídrica

Estará acontecendo nesta quarta-feira (24), através da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e por fazer parte das comemorações da Semana da Água, a divulgação do estudo “Consumo de Água tratada no Distrito Federal: um retrato pós crise hídrica”.

Segundo dados de 2019 da Organização das Nações Unidas (ONU), o consumo de água vem aumentando cerca de 1% ao ano em função ao crescimento da população, da mudança nos padrões de consumo e desenvolvimento econômico, entre outras razões.

Nos países em desenvolvimento, como o Brasil, o acréscimo na demanda por água será maior. As mudanças climáticas ocorrentes em todo o mundo, em relação a crise hídrica, trarão consequências ainda mais extremas, fazendo regiões úmidas serem mais úmidas e secas ainda mais secas.

De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), entre 2013 e 2018, por conta das cheias, 48,8% dos municípios brasileiros declararam Situação de Emergência (SE) ou Estado de Calamidade Pública (ECO) pelo menos uma vez. Já em relação à seca, no mesmo período, foram cerca de 51%.
Assim como em outros estados, o Distrito Federal, entre 2016 e 2018, enfrentou uma grave crise hídrica, onde os principais reservatórios utilizados para o abastecimento da população estavam abaixo do volume útil e medidas como racionamento tiveram que entrar em vigor.

Para ajudar definir segurança hídrica, como a disponibilidade de água em quantidades e qualidade suficientes para atender as necessidades humanas, foi criado, em conformidade com a ONU, a elaboração do Plano Nacional de Segurança Hídrica (ANA, 2019b).

Para Kássia Batista de Castro, Gerente de Estudos Ambientais da Codeplan: “A análise do consumo de água pós crise hídrica se soma a estudos anteriores com o propósito de gerar subsídios para políticas públicas relacionadas à gestão dos recursos hídricos.

A conscientização da população para o uso racional da água é imprescindível, aliada com ações integradas de gestão e estratégias voltadas para a segurança hídrica para que o Distrito Federal possa se tornar resiliente para o enfrentamento dos desafios futuros.”

Com intuito de analisar o consumo de água tratada na Capital Federal no período pós crise, verificando o comportamento da população após o fim das medidas de racionamento implementaras no período de escassez, a divulgação do estudo contará com a participação do Secretário de Estado do Meio Ambiente, José Sarney Filho, do Diretor-Presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA), Raimundo Ribeiro Neto, e do Diretor de Operação e Manutenção da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB), Carlos Eduardo Borges Pereira, e acontecerá via transmissão ao vivo no canal do YouTube da Codeplan (YouTube.com/CodeplanOficial), nesta quarta-feira (24), às 10h.Foto:Divulgação

Comentários