Governadora Fátima Bezerra dá início à distribuição de sementes para 53 mil agricultores do RN

Durante a agenda de compromissos administrativos nesta quinta-feira (18) na cidade de Pau dos Ferros, na região do Alto Oeste Potiguar, a governadora Fátima Bezerra fez a entrega simbólica de sementes para agricultores familiares do Rio Grande do Norte.

No total, são 435 toneladas, no valor de R$6,29 milhões, adquiridas com recursos próprios do Estado. Em Pau dos Ferros, a governadora Fátima Bezerra fez a abertura da entrega que irá beneficiar quase 53 mil agricultores de 156 municípios potiguares.

"Sei o papel estratégico que a agricultura tem para a vida das pessoas, especialmente dos pequenos produtores, daí os investimentos de nosso governo na distribuição de sementes e na perfuração de poços para garantir alimentos e água a vocês", disse a governadora Fátima Bezerra, ao participar da solenidade, realizada na Escola Estadual 4 de Setembro, em Pau dos Ferros, com a presença de deputados estaduais, prefeitos e agricultores do Alto Oeste.
Segundo o secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha, as sementes distribuídas pelo governo são fundamentais para impulsionar a cadeia produtiva familiar na zona rural do RN.

“As sementes chegam nas mãos dos agricultores no período propício ao plantio, como a governadora Fátima Bezerra nos cobrou e estamos cumprindo”.

Saldanha explicou que a distribuição das sementes está atrelada a duas condicionantes: o diagnóstico do serviço de meteorologia sobre a estação chuvosa e os critérios do seguro-safra. "É bom lembrar que a previsão da Emparn, de que as chuvas chegariam na segunda quinzena de fevereiro, se confirmou plenamente. E como há muita terra cortada nessa região, o plantio já pode ser iniciado."

Para o polo Pau dos Ferros, estão sendo destinados cerca de 61 mil quilos aos agricultores de 19 municípios: São Miguel, Rafael Fernandes, Encanto, Água Nova, Alexandria, Coronel João, Dr. Severiano, Francisco Dantas, José da Penha, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Paraná, Pau dos Ferros, Pilões, Riacho de Santana, São Francisco do Oeste, Tenente Ananias e Venha Ver.

Gerson Filho dos Santos, do Sítio Bonito, em São Miguel, disse que o programa é importante para os agricultores familiares, como ele. Em ano de inverno normal - destacou -, os três hectares da área de plantio de seu sítio são suficientes para garantir alimentação para a família e ração para o pequeno rebanho de bovinos e ovinos durante o ano todo.

Como forma de apoio ao homem do campo, foi assinado um termo de cooperação do Governo, através da Emater, com as entidades da agricultura familiar.

A deputada Isolda Dantas, representando a Assembeia Legislativa, elogiou a interiorização das ações do Governo e a instituição do Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Criado a partir de projeto apresentado pela parlamentar, o Pecafes prevê que pelo menos 30% das compras realizadas pelo Estado sejam de produtos da agricultura familiar.

Ao saudar a Governadora, a prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, destacou os investimentos da gestão Fátima na região, citando a estrada de acesso à barragem, a aquisição de equipamentos de última geração para o hospital regional, a distribuição de sementes para agricultores familiares e a perfuração de poços.

Fátima aproveitou a presença da professora Alzira Câmara na solenidade para anunciar a reforma da Escola Estadual 4 de Setembro, um sonho antigo da comunidade. "Esta escola é um patrimônio da Educação de Pau dos Ferros e região.” Ela anunciou também a construção de uma nova sede do Corpo de Bombeiros de Pau dos Ferros.

RN + ÁGUA:

Durante a solenidade de entrega de sementes, a governadora Fátima Bezerra fez um balanço do RN + Água, um conjunto de ações para melhoria de vida da população, que tem como meta perfurar e instalar 635 poços, priorizando os municípios e localidades em situação de vulnerabilidade no sistema de abastecimento e também em locais estratégicos, como escolas e unidades de saúde. Um desses poços será no Hospital Regional Cleodon Carlos de Almeida.

"É o maior programa que o Rio Grande do Norte já fez nessa área", disse o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti.

A governadora afirmou que serão investidos R$ 15,5 milhões, recursos próprios, e que dos 130 poços já instalados no RN, 60 estão na Região Alto Oeste.

"Vocês não sabem o que era acordar de madrugada e sair com uma lata na cabeça procurando uma cacimbinha. Só quem viveu essa realidade sabe o valor que tem um poço para trazer água e dignidade à família. É por isso que não medimos esforços nesse sentido", destacou a governadora, adiantando que autorizou a aquisição de uma nova perfuratriz para agilizar o trabalho.

Ela disse ainda que recebeu ontem (17) políticos paraibanos da Frente Parlamentar das Águas e que solicitou uma audiência ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para tratar da transposição.

"Vamos mobilizar o Rio Grande do Norte e a Paraíba para cobrar a conclusão das obras do São Francisco. E tem um componente aí: Como parlamentar, eu nunca abri mão de lutar pelo ramal Apodi/Mossoró, que será a grande conquista para Pau dos Ferros, para Mossoró e para toda a região. Como Governadora vamos continuar lutando."

Além da deputada Isolda Dantas e da prefeita Marianna Almeida, estiveram presentes os secretários estaduais: Aldemir Freire (Planejamento), Guilherme Saldanha (Agricultura), João Maria (Recursos Hídricos), prefeitos e vereadores e lideranças de entidades dos trabalhadores rurais da região.

CRONOGRAMA DE DISTRIBUIÇÃO DAS SEMENTES

Quinta-feira (18)

Pau dos Ferros - 4.050 kg feijão IPA; 39.420 kg milho Cruzeta; 17.540 kg sorgo Ponta Negra.

Umarizal - 15.550 kg feijão IPA; 15.550 kg milho Cruzeta; 12.970 kg sorgo Ponta Negra.

Sexta-feira (19)

Assu - 18.190 kg feijão IPA e 2.390 kg de feijão Riso do Ano; 20.580 kg milho Cruzeta; 17.130 kg sorgo Ponta Negra.

Segunda-feira (22)

Mossoró - 18.930 kg feijão IPA; 16.460 kg milho Cruzeta; 14.740 kg sorgo Ponta Negra.

Caicó - 7.560 kg feijão IPA; 7.560 kg milho Cruzeta; 6.300 kg sorgo Ponta Negra.

Terça-feira (23)

Currais Novos - 14.710 kg feijão Riso do Ano; 14.710 kg milho Cruzeta; 12.279 kg sorgo Ponta Negra.

Santa Cruz - 20.060 kg feijão Riso do Ano; 20.060 kg milho Cruzeta; 16.700 kg sorgo Ponta Negra.

Quarta-feira (24)

João Câmara - 18.580 kg feijão Riso do Ano; 18.580 kg milho Cruzeta; 15.480 kg sorgo Ponta Negra.

São Paulo do Potengi - 15.890 kg feijão Riso do Ano; 15.890 kg milho Cruzeta; 13.260 kg sorgo Ponta Negra.

São José de Mipibu - 7.750 kg feijão Riso do Ano; 7.750 kg milho Cruzeta; 6.440 kg sorgo Ponta Negra.Foto:Robson Araújo

Comentários