Variante do coronavírus encontrada em duas pessoas no Pará fez governador decretar lockdown

A variante do coronavírus encontrada em duas pessoas no estado do Pará, fez o governador Helder Barbalho, decretar neste sábado, 30, lockdown.

Os dois casos da nova variante do coronavírus foi encontrado em duas pessoas do município de Santarém, e confirmado que essa cepa circula no estado do Amazonas.
Ele explicou que tal atitude se deve à preocupação de que o sistema de saúde pública local entre em colapso. "Severas preocupações na capacidade do nosso sistema de atender a todos. Necessário para salvar vidas e evitar proliferação do vírus", justifica o governador.

Na sexta-feira, 29, foram descobertos dois casos da nova cepa da covid-19 no Estado, em confirmação feita pelo Instituto Evandro Chagas. 

A variante que circula no Amazonas foi identificada em um homem de 58 anos e uma mulher de 26 anos, ambos de Santarém.

O avanço desta nova cepa é apontado por muitos especialistas como uma das razões para a explosão de casos e o consequente colapso no sistema de saúde no Amazonas.

Segundo estudos feitos por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e Fiocruz Amazonas, a cepa teria surgido em Manaus em dezembro e vem se disseminando com rapidez. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a variante encontrada no Brasil já está em oito países.Foto:Agência Brasil

Comentários