Primeira cirurgia de fêmur da região do Alto Oeste é realizada no Hospital Regional de Pau dos Ferros

A primeira cirurgia de fêmur foi realizada no último sábado (02) no Hospital Cleodon Carlos de Andrade (HCCA), na cidade de Pau dos Ferros, região do Alto Oeste Potiguar no estado do Rio Grande do Norte.

Tudo isso somente apenas foi possível graças ao trabalho realizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, em sua sintonia quando deu início ao processo de regionalização da saúde no Rio Grande do Norte. 
Nessa sua primeira cirurgia, a partir da então data que a população da região do Alto Oeste Potiguar passou a ser mais assistida e não precisando mais se deslocar da região para caso quando necessitasse desse tipo de procedimento de ir pra outra região.

O coordenador do Centro Cirúrgico do Hospital,Breno Pinto de Alencar disse "a previsão é de que sejam ofertadas cerca de 20 cirurgias desse tipo ao mês.Até então, as demandas eram encaminhadas para a realização de cirurgias na capital do Rio Grande do Norte,Natal.

Já o diretor geral do HCCA, Raimundo Farias, “o tempo de espera pelo procedimento chegou a ser de 30 dias. Com a realização desse tipo de cirurgia em nosso hospital, a depender do caso clínico, o tempo médio de espera pela cirurgia poderá ser de apenas dois dias”. 

Para possibilitar a oferta desse procedimento, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), além de estruturar o novo Centro de Cirurgia e Traumatologia do hospital, contratou novos cirurgiões ortopédicos e adquiriu equipamentos específicos, como furadeiras e uma mesa cirúrgica ortopédica, bem como providenciou o fornecimento de órteses e próteses e outros materiais necessários.Foto:Divulgação

Comentários