14 pacientes transferidos de Manaus chegaram em Natal

Chegaram na noite deste sábado (30) por volta das 19 horas na Base Aérea do Aeroporto Internacional de Parnamirim, região Metropolitana de Natal, 14 pacientes infectados pela Covid-19 vindos da capital do Amazonas, Manaus.

O recebimento de pacientes vindos de Manaus quando foi transferidos para a capital do estado do Rio Grande do Norte, Natal, começou a receber desde o dia 18 de janeiro, em virtude da situação de colapso da rede de saúde da capital amazonense.Dos 14 pacientes, 4 deles serão tratados no Hospital Estadual Giselda Trigueiro.
A Secretaria Estadual de Saúde Pública coordenou a organização da estrutura necessária dentro da operação RN Solidário para fazer o transporte e o acolhimento dos pacientes no Giselda Trigueiro, com todos os protocolos de biossegurança necessários. Com desembarque na Base Aérea de Natal, o grupo veio em voo custeado pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Amazonas.

“Esta é a 3ª operação para acolher os pacientes vindos de Manaus, ao todo foram 40 pessoas que receberam ou ainda estão recebendo tratamento no nosso estado, e 14 já tiveram alta. Estamos prontos para receber esses grupos e contribuir de forma solidária para que o sistema de saúde de Manaus possa ser normalizado”, pontua o Secretário Estadual de Saúde, Cipriano Maia.

A taxa de ocupação dos leitos específicos para tratamento da Covid-19 encontra-se atualmente com nível de ocupação de 60%. Com esse índice em boas condições, a expectativa da Secretaria Estadual de Saúde é continuar cooperando com ações de ajuda a Manaus, caso haja demanda.Foto:Robson Araújo

Comentários