Governo do RN debate propostas para a Região Central

A governadora Fátima Bezerra recebeu o deputado federal Benes Leocádio, a deputada estadual Eudiane Macedo e um grupo de prefeitos da região Central Potiguar nesta sexta-feira (11), na Governadoria. 

Na pauta trataram de ações de infraestrutura, implantação de uma Central do Cidadão e uma policlínica para a Região Central do Rio Grande do Norte. 
“Há demanda na região para a instalação de uma nova unidade da Central do Cidadão. Uma proposta muito interessante, nossa equipe vai analisar com toda seriedade. Vamos avaliar a quantidade de servidores necessários, estrutura, equipamentos e quais os serviços que seriam ofertados para atender as demandas da região”, afirmou a governadora. 

O deputado federal Benes Leocádio propôs que a nova unidade fosse instalada no município de Lajes, as margens da BR-304, onde funcionava restaurante e rodoviária, “um espaço de grande circulação, com uma boa estrutura e que atenderia os cidadãos da Região Central”. 

Também foi solicitada pelo deputado a recuperação da RN-129, que liga Lajes a Pedra Petra. A governadora destacou que este ano estão sendo investidos R$ 17 milhões em melhorias nas estradas potiguares com o Programa de Conservação das Rodovias Estaduais. 

POLICLÍNICAS 

A reunião também serviu para o grupo discutir a criação dos Consórcios de Saúde do RN e implantação de policlínicas no estado. “Reiteramos nosso compromisso em melhorar a qualidade de vida e a saúde dos potiguares com a instalação de uma policlínica na Região Central com um atendimento humanizado e eficiente”, disse a governadora Fátima Bezerra. 

Em novembro, o Governo do Estado sancionou a lei que institui Consórcios Interfederativos de Saúde (Lei nº 10.798/2020), proposta pela administração estadual e aprovada pela Assembleia Legislativa. O Rio Grande do Norte agora conta com uma legislação moderna de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Os consórcios regionais são previstos na lei federal que criou o SUS e devem funcionar como investimento financeiro integrado para organizar os serviços de saúde pública nas regiões, como enfoque na atenção primária e de média complexidade e na implantação de policlínicas. 

Também participaram da reunião os secretários de Estado Fernando Mineiro (Gestão de Metas e Projetos), Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico), o adjunto George Câmara (Administração), o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar; os prefeitos José Marques (Lajes) e Luiz Antônio Bandeira (Pedra Preta), vice-prefeito Arnaldo Aciole (Caiçara do Rio do Vento); o vereador eleito de Natal, Hermes Câmara; e o empresário do Grupo AFX, Alan Fernandes.Foto: Elisa Elsie

Comentários